sábado, 26 de julho de 2008

O QUE TEM A VER O CASO DANIEL DANTAS COM O ESCÂNDALO DOS DÓLARES NA CUECA?


Com o título "Noite trágica", o jornalista Themístocles de Castro e Silva fala de propina e escândalos como aquele dos dólares escondidos na cueca em artigo publicado no O POVO deste sábado. Confira e tire suas conclusões:

"Antes do noticiário que o envolve no escândalo em torno do banqueiro Daniel Dantas, quando prometeu sondar o diretor da Polícia Federal sobre ação contra o banqueiro, o chefe-de-gabinete do presidente Lula da Silva, Gilberto Carvalho, concedeu ampla entrevista à "Veja" (2.7.08) revelando detalhes de suas atividades funcionais. Trata-se de um homem da intimidade de Lula, a ponto de dar-lhe bronca, como explicou: "A gente construiu uma liberdade muito grande. Claro que não vou dar bronca nele na frente de ministros. Mas, depois, no particular, falo: "Cara, você errou nisso aqui", diz. O tratamento entre os dois é "baixinho" e Lula.
Na entrevista, interrogado sobre "o pior momento do governo", declarou que "não há dúvida de que foi a crise de 2005 ("mensalão"). Aquela noite foi muito difícil para todos nós. Outra noite trágica foi a do dólar na cueca (um petista foi preso com dinheiro dentro da cueca). Ao saber da história, o presidente botou as mãos na cabeça e falou: "Meu Deus, onde é que nós vamos parar? Era uma sucessão inacreditável de picaretagem.
Para completar, além da crise política, a economia também apresentava problemas. O PIB não crescia como prometemos". Como entender a "noite trágica", se um dos nela envolvidos figura nas colunas de jornal como homem de "livre trânsito" no Palácio do Planalto?
Todo mundo sabe - a começar pelo Ministério Público - que aquele dinheiro era uma grossa propina (meio milhão) da qual foi portador um assessor do deputado José Guimarães, que é quase uma espécie de porta-voz de Lula no Ceará. Estranha-se que um assessor com salário de dois mil reais seja chamado do Ceará a Brasília para transportar tanto dinheiro sem conhecimento de seu chefe. E para quem era a propina? Será que o assunto está encerrado, apesar de constar, na História, como "noite trágica de picaretagem" vivida pelo presidente da República?"

Themístocles de Castro e Silva
Jornalista e Advogado

8 comentários:

Robério Soares disse...

De novo você com este reacionário, carcomido, marajá, não tem que aguente mais.

Anônimo disse...

Já que esse jornalista gosta de elogiar tudo que sai do Legislativo, gostaria de saber a opinião dele a respeito da afirmação do "braço direito" de Daniel Dantas, de que "o problema do DD é na 1a.instância pois no STF ele resolve". Dia seguinte, às 23:40h, quando quase ninguém mais no Brasil estava trabalhando, o Presidente do Tribunal estava dando o maior duro para libertar o D.Dantas. E assim o fez.

Anônimo disse...

pensando bem esse negocio de dolar na cueca foi uma boa armação. No meio da crise envolvendo o genuíno, o assessor do irmão aparece com dinheiro. E isso derrubou os dois GENUINO e GUIMARAES que é um homem forte do PT no ceará

Anônimo disse...

Por acaso, o blog acha que não tem a ver?

Anônimo disse...

Caro Eliomar,

O jornalista Themístocles de Castro e Silva, profissional veterano da imprensa e da política, fala, sempre, do alto de sua loga experiência.

Seu currículo, todos conhecem, diz muito de sí: Deputado Estadual, Deputado Federal, Chefe de Gabinete do Governador Parsifal Barroso, Secretário de Educação, Secretário de Agricultura, etc.; durante vários anos residiu na Capital Federal (Rio de janeiro); presenciou e participou de ...

O homem sabe de quase tudo.

Manuel Barreto

Anônimo disse...

No comentário de 12:34 em vez de Legislativo leia-se Judiciário.

Anônimo disse...

Caro Eliomar,

Não tenho simpatia pelo deputado José Cuecão, principalmente por ter contribuído com sua falta de ética para o desgate profundo do PT e de suas lutas. Contudo é inaceitável que o sr. Temístocles de Castro e Silva, hidrófobo fascista, que serviu a brutal ditadura militar brasileiro, e a figuras comprometidas com a repressão, a dizimação fisíca dos opositores e a corrupção venha deita fla sobre probidadde e defesa de interesse público. Se tivessemos mais altivez e sentido histórico senhores como essse deveriam estar banidos da vida democrática, oudevidamente submetidos ao juízo dos tribunais e das leis democráticas por sua participação e omissão frente aos crime praticados contra brasileiros e a cidadania. Ou vocês imaginariam na alemanha atual Goebels,Himmler,Goering agindo livremente em um Estado Democrático de Direito? Precisamos urgentemente refletir sobre nosso passado recente insepulto, como fizeram a Argentina e Chilhe com os comparsas de Videla e Pinochet! Te cuida Temístocles...

Anônimo disse...

Caro Eliomar,

Retorno ao mundo dos vivos,após muitos serviços prestados a ditadura, matando,torturando e seviciando brasileiros para declarar minha mais absoluta confiança em Temístocles de Castro e Silva. Digo sem titubear, esse é dos nossos, pois sei de seu compromisso firme e resoluto com o estado de exceção no Brasil. Vários amigos dizeram-me do papel eficiente do "articulista" em questão, quando tratava-se de delatar pessoas para repressão. Sei, inclusive de seus préstimos ao levar listas de suspeitos para o exército brasileiro, buscando assim limpar o terreno para os generais de plantão. Enfim, um carrasco que nem eu, que contribuiuu para dar fim a ideologias e pessoas subversivas, deve ser glorificado! Parabéns Temístocles, amigo de fé, de convicções castrenses e de valores fascistas!

Abraços infernais,

do seu Fleury