quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

CASO CESARE BATTISTI - ITÁLIA TERÁ CINCO DIAS PARA SE MANIFESTAR JUNTO AO STF

"O governo italiano tem cinco dias, a partir de hoje, para se manifestar sobre o pedido de liberdade feito pela defesa do ex-ativista Cesare Battisti, segundo o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Cezar Peluso. De acordo com a assessoria de imprensa do STF, Peluso defende em seu despacho o direito da Itália em manifestar-se, uma vez que faz parte do processo de extradição. "O Estado requerente [Itália] é parte neste processo, que, instaurado a seu pedido, não pode deixar de atender, em certos limites, às exigências do contraditório". Dessa forma, o Estado italiano tem cinco dias para se manifestar, "inclusive para, querendo, responder, mediante contraminuta, ao agravo regimental [da defesa de Battisti]", determinou o ministro.No despacho, com data desta quinta-feira, Peluso também requisita ao ministro da Justiça, Tarso Genro, cópia integral da decisão do Comitê Nacional para os Refugiados (Conare), que no final do ano passado negou o pedido de refúgio feito por Battisti.
Depois da decisão de Tarso Genro, diversas autoridades italianas, entre as quais o presidente, Giorgio Napolitano, e o chanceler, Franco Frattini, manifestaram ao governo brasileiro seu desagrado com a concessão do refúgio.Diante da resistência de Tarso Genro e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em rever o refúgio, a Itália aposta agora em recursos jurídicos junto ao STF para obter a extradição de Battisti. Acusado por quatro mortes ocorridas na década de 70, o ex-ativista de esquerda foi condenado à revelia em 1993 pela Justiça italiana à prisão perpétua. De sua parte, Battisti nega as acusações e questiona a legitimidade da decisão jurídica italiana."

(Folha Online)

E POR AQUI, defensores de Battisti estão bem calados. Nem o Movimento Crítica Radical, que bancou viagem da ex-vereadora Rosa da Fonseca e da ex-prefeita de Fortaleza, Maria Luiza Fontenele, para um ato de solidariedade ao italiano em Brasília, dá o ar da graça. Valha-me, São Jorge (Paiva)!!

5 comentários:

Anônimo disse...

ELIOMAR, ESSE MOVIMENTO CRÍTICA RADICAL SÃO UNS OPORTUNISTAS. QUERO VER AGORA ELES DEFENDEREM ESSE TERRORISTA!!!!

Anônimo disse...

Eliomar, essa Crítica Radical nunca me enganou. Prega a violência e a tomada violenta do poder. Despreza a democracia e as conquistas do Estado de Direito. Obviamente defende tipos como Cesare Battisti. O problema é que nossa imprensa dá cartaz a esse tipo de pregação sem nenhuma mediação crítica radical para o leitor. Aí essa turma toda (Maria Luíz, Rosa Bombinha, Jorge Clandestino) aparece como defensora de um futuro radiante e de paz para humanidade. Ás custas de sangue, ódio e do próprio fim do Estado de Direito.

Anônimo disse...

Discordo de quase tudo o que o Crítica diz e pratica. Mas como democrata que sou, na prática, considero que o movimento é salutar para a fazer o necessário contraponto, que as questões mais conflituosas exige.

João Teles

Anônimo disse...

Caro Prof. João Teles,

A democracia admite a divergência, a convivência com contrários, a pluralidade de opiniões. Aliás, é esse equilíbrio entre as forças que a faz o melhor regime que se conhece.

Mas não dá pra aceitar radicalismos de mentes obcuras que usam os instrumentos da democracia para solapá-la. Que pregam o terrorismo, a luta armada, a morte, o absolutismo. Isso não deve ter vez nem voz, e deve ser combatido por todos aqueles que valorizam a liberdade do Homem, a liberdade de expressão, de opinião, de ir e vir, coisa impossivel em ditaduras como a cubana, por exemplo.

É radicalmente contra os princípios da democracia matar por questões ideológicas, como a esquerda defende. E como justifica o ministro da justiça em seu equivocado documento em que premia com de refúgio o assassino italiano.

Por isso considero a tal crítica radical um movimento doentio, esquizofrênico mesmo. Não tem nada de salutar.

Aliás, Eliomar, devemos ficar atentos. Pelo andar da carruagem, o risco é esse tipo de argumento servir também para o criminoso-mor Fernandinho Beira-mar. Preso em acampamento das FARC, periga o ministro querer também caracterizar seu rol de crimes como ideológicos. Além de Marcola, Deus me livre.

E nós, Ó... Cada vez mais SIFU.

Carol

Antonio Alves de Morais disse...

Esse Italiano pode ficar tranquilo, o Lula está pensando criar o ministerio do terrorismo e trará o Ozama para ser ministro.