sábado, 31 de janeiro de 2009

HOSPITAL DE MESSEJANA IMPLANTARÁ NOVO MODELO DE CORAÇÃO ARTIFICIAL

"O Hospital de Messejana Doutor Carlos Alberto Studart Gomes realizará, neste sábado, a partir das 13 horas, um experimento piloto de implante de Suporte Circulatório Mecânico Totalmente Implantável (Coração Artificial). O protótipo X-TIDE foi desenvolvido e fabricado na Itália. É um modelo de segunda geração que apresenta melhores resultados. A diferença entre o novo equipamento e o modelo já utilizado no Hospital de Messejana, é que ele pode ser implantado dentro do corpo do paciente, possibilitando mais conforto, mobilidade e a permanência de até sete anos. É a primeira vez que o protótipo X-TIDE será testado no Brasil. Segundo o coordenador do projeto piloto, Juan Mejia, modelos semelhantes já são utilizados em pacientes nos EUA desde 2005.
O implante do ‘Coração Artificial’ totalmente implantável será demonstrado pelo cirurgião cardíaco italiano, Alexandre Verona. O procedimento será realizado em um animal bovino no Centro de Pesquisas e Cirurgias Experimentais do Hospital de Messejana (Cenpex). O objetivo é que o aparelho permaneça no animal para acompanhar os resultados do tratamento. O projeto piloto está sob a coordenação do cirurgião cardiovascular Juan Mejia, que também é coordenador cirúrgico da Unidade de Transplante e Insuficiência Cardíaca. Após a realização da experiência, será definido um protocolo de pesquisa experimental para a aprovação do uso em humanos.
Projeto Coração Artificial O Projeto Coração Artificial consiste em um estudo que inclui a utilização de dispositivos de assistência ventricular (coração artificial) como suporte circulatório mecânico em pacientes da lista de espera para transplante cardíaco, que se encontram em grave estado de saúde, a ponto de não poder esperar pela doação de um órgão. Hospital de Messejana Doutor. Carlos Alberto Studart Gomes."

(Assessoria da Secretaria da Saúde do Ceará)

Nenhum comentário: