quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

E NO VALE-TUDO PELA PRESIDÊNCIA DA CÂMARA, HÁ CEARENSE PENSANDO ALTO


Eunício e o comando do PMDB nacional.
Além do compromisso de apoio mútuo num eventual segundo turno, os candidatos à presidência da Câmara Aldo Rebelo (PCdoB-SP) e Ciro Nogueira (PP-PI) estão incentivando nos bastidores as candidaturas avulsas de deputados aos demais cargos da Mesa Diretora. A estratégia promete tirar votos de Michel Temer (PMDB-SP), pois os avulsos devem ganhar apoio interno principalmente no DEM, no PSDB e no PR.
Com a exceção da 1ª vice-presidência, que na chapa de Michel Temer tem como candidato o deputado Marco Maia (PT-RS), os demais cargos já estão sendo disputados por deputados insatisfeitos com a decisão dos seus partidos de se unirem ao chamado blocão – que oficializou anteontem (27) a chapa de coalizão a favor de Temer.
Aldo e Ciro vão chegar ao pleito sem uma Mesa “fechada”. Os dois usam esse artifício justamente porque apostam que as candidaturas avulsas atrairão votos de deputados descontentes com as definições pré-estabelecidas pelos líderes partidários.
A formação de um bloco com 14 partidos (PMDB, PT, PSDB, DEM, PR, PDT, PTB, PV, PPS, PSC, PHS, PTdoB, PTC e PRB) em apoio à candidatura de Temer abriu caminho para que parlamentares dessas siglas disputem, de forma isolada, todos os cargos da Mesa Diretora da Câmara (à exceção do cargo de presidente que, regimentalmente, pode ser pleiteado por qualquer um dos 513 deputados).
"Ciro tem conversado com todos os deputados que têm candidatura avulsa, mas isso não quer dizer que existe um apoio às suas candidaturas e vice-versa. O apoio deles ao Ciro não pode ser público, pois seus partidos fecharam com o Temer", conta Léo Alcântara (PR-CE), um dos coordenadores da campanha de Ciro Nogueira.
“É muito provável que tenhamos candidatos avulsos para todos os cargos da Mesa”, avalia o líder do PSB, Rodrigo Rollemberg (DF), um dos articuladores da candidatura de Aldo Rebelo. “Cada cargo é uma eleição. É um processo dinâmico”, complementa o parlamentar.

* Do Congresso em Foco, leia mais aqui, com Foto de Paulo Moska.

VAMOS NÓS - Em termos de bancada cearense, quem trabalha, articula e torce para que Michel Temer seja presidente da Câmara é o ex-ministro e deputado federal Eunício Oliveira. É que o parlamentar sonha com a seguinte tese: Virando presidente da Câmara, Temer lhe ajudará a ocupar o cargo de presidente nacional peemedebista.

2 comentários:

Anônimo disse...

Eis o deputado Eunício, sempre posando de muito esperto. eis o nível da nossa bancada federal, minha gente: cheia de vaidosos, sumidos, falastrões, linguarudos, apaixonados por emendinhas e...deixa pra lá.

Anônimo disse...

Caro Eliomar de Lima,

Guarde, registre este post para o futuro, pois lá (no futuro) cobrarei:

Presidente do Senado - José Sarney

Presidente da Câmra - Ciro Nogueira

Não é advinhação: é a lógica política...

Grande abraço,

Manoel Barreto