sábado, 31 de janeiro de 2009

MORRE DONO DA EXTINTA FÁBRICA GURGEL


Será sepultado neste sábado, em São Paulo, João Augusto Conrado do Amaral Gurgel, dono da extinta fábrica de carros Gurgel. Ele morreu nesta sexta-feira, aos 83 anos na Capital paulista e sofria do Mal de Alzheimer havia oito anos. João Gurgel fundou em 1962 na cidade de Rio Claro, 175 km de São Paulo, a fábrica que levava seu nome. As atividades da Gurgel Motores S.A. foram encerradas em 1994. Durante esse período, Gurgel desenvolveu carros totalmente nacionais, do projeto à fabricação.

(Este Blog com Rádio O POVO/CBN)

DETALHE - João Gurgel chegou a ensaiar a instalação no Ceará de uma unidade de sua fábrica na época em que Ciro Gomes era o governador. O sonho quebrou na pista financeira e burocrática e não se concretizou.

4 comentários:

Ismael Luiz disse...

Morreu mais um sonhador,que gostava de dar passos mais largos do que as próprias pernas.

Anônimo disse...

Era um sonhador, daqueles poucos brasileiros que acreditavam num país melhor. Vá em paz.

Marcos_Ce disse...

Em 1992, quando cursava engenharia elétrica na Unifor, eu sofria com o Paranjana todos os dias para me deslocar da Parangaba pra faculdade e naquela época não existiam terminais. Eu pegava 2 ônibus pra ir e voltar. No caminho existia uma revendedora Gurgel e nela eu via o BR800, um carro muito pequeno e que eu achava que eu teria alguma chance de possuir e sair do sufoco.

Unknown disse...

SOU UM BRASILEIRO FELIZ: T E N H O U M C A R R O D A G U R G E L,
É um GURGEL CARAJAS 86, não vendo, não dou, não empresto, é meu amigo, é feio, é bonitão, é quadrado, é espaçoso, é cheio de soluções interessantes, é admirado, é B R A S I L E I R O - É O ÚNICO CARRO TOTALMENTE BRASILEIRO QUE EXISTE, NÃO É….me perguntam……..eu digo que SIM, apesar da mecãnica ser totalmente VW.
SOU FELIZ POR TER CONHECIDO A SAGA DESTE SUPER BRASILEIRO: JOAO AUGUSTO CONRRADO DO AMARAL GURGEL.
VAI SEU JOÃO…….CONHECER ESTE INFINITO UNIVERSO, QUEM SABE UMA DE SUAS REVOLUCIONARIAS IDEIAS NÃO VIRÁ A CONSERTAR ESTE NOSSO CAÓTICO MUNDO.
POR AQUI A SUA MISSÃO FOI IMENSAMENTE CUMPRIDA.