quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

NÚMERO DE MULTAS DOBROU EM 2008 EM FORTALEZA

"Excesso de velocidade, estacionamento em local proibido, uso do celular ao volante. Muitos motoristas foram multados em Fortaleza em 2008. A média foi de 1.328 autuações por dia, o dobro do registrado em 2007, quando a média foi de 662. No total, a Prefeitura aplicou 484.914 multas na cidade, a maioria - 309.126 - identificada pelos equipamentos de fiscalização eletrônica espalhados pelas avenidas e cruzamentos da Capital. O aumento no número de multas em 2008, quando comparado ao ano anterior, foi de 100,5%. Segundo o presidente da Autarquia Municipal de Trânsito (AMC), Flávio Patrício, o acréscimo pode ser explicado por “três motivos principais.” O primeiro, aponta ele, é que, em 2007, havia menos equipamentos de fiscalização eletrônica na cidade. “A implantação foi concluída no primeiro semestre de 2008”, informa. Além disso, continua, “a frota de veículos aumentou” e a fiscalização nas ruas foi reforçada. “Criamos novas rotas (de fiscalização) e fizemos operações específicas”, diz. Ainda segundo Flávio Patrício, a Lei de Alcoolemia Zero (Lei Seca), que entrou em vigor em junho do ano passado, teve impacto pequeno no número de multas registradas em 2008. “Foram poucas (autuações)”, diz.
De acordo com a assessoria de imprensa do órgão, 140 multas foram geradas no ano passado por desobediência à Lei Seca. Quem recebe a multa critica os equipamentos de fiscalização eletrônica. “Eu acho um exagero (a quantidade de equipamentos). Principalmente esses radares móveis que ficam escondidos”, diz a promotora de vendas Paula Tayana. Ela conta que, no ano passado, foi multada seis vezes: quatro por excesso de velocidade e duas por estacionar em local proibido. “Da última vez, parei numa zona azul (sem o ticket). Foram só 15 minutos.” O comerciante Cássio Arruda diz que também recebeu “muitas multas em casa” no ano passado. “Ninguém sabe onde ficam esses equipamentos (de fiscalização eletrônica). É uma fábrica de ganhar dinheiro”, reclama. Em 2008, as infrações mais cometidas foram excesso de velocidade (218.848), estacionamento em local ou horário proibido (59.851) e uso do telefone celular enquanto se dirige o veículo (21.724). O POVO solicitou à assessoria de imprensa da AMC o número de equipamentos de fiscalização eletrônica que havia em Fortaleza em 2007 para que fosse feita a comparação com o ano passado. Mas a assessoria informou que não havia como levantar esses dados."

(Jornal O POVO)

7 comentários:

Célio Ferreira Facó disse...

Bem sabido hoje o poder da propaganda em formar hábitos.

Por que Detran e Estado não veiculam, via TV e rádio, À exaustão, sobre o bem dirigir, e a necessidade de ser cavalheiro ao volante, e a de ir devagar?

Nada, nada justifica que maquininhas de multar abundem agora pela Cidade.

Nada, nada livra prefeitura e governo estadual do viés de querer incrementar a arrecadação, multando.

Anônimo disse...

Lamentavelmente o número de multas apenas dobrou, pois, infelizmente, o número de infrações continua quadruplicando a todo instante.
Acho que deve ser reforçado que os infratores continuam matando e multilando milhares de pessoas e por falta de pessoal e mais equipamentos o número de multas ainda é muito pequeno.

Paulo Marcelo, UECE

Anônimo disse...

Não sabem o número de equipamentos?? E quem sabe? A Mãe Diná?

Anônimo disse...

Se a lenda que fotossensor diminui acidente fosse verdade o número de acidentes teria diminuído consideravelmente com este acrescimo de multas. Cadê os políticos, os nossos nobres deputados estaduais que não acordam para implementarem uma Lei acabando com estes fotossensores. Façam um estudo científico e confrontem os dados para verem a ineficiencia destas geringonças. Cadê a prestação de contas do dinheiro arrecadado? Sugiro um plebiscito com a população para ver a aceitação dos fotossensores.

Anônimo disse...

A coluna dá sua contribuição para o "BIS" de Flávio Patrício.

Anônimo disse...

Gostaria de duas respostas:
1º Para onde vai o dinheiro das multas?Porque o que é arrecadado não fica vinculado para algum benefício do trânsito municipal?

2º Quem são os verdadeiros responsáveis destas empresas que tem esta fiscalização? Qunto custa para o município esta fiscalização?

obs:Temos que aproveitar esta coluna para obter respostas. Caro eliomar gostaria do seu e-mail para tentar mandar sugestões ao blog.

Anônimo disse...

Há alguns atrás tive a oportunidade de ser multada pela AMC-ASSOCIAÇÃO DOS MULTADORES COMPULSIVOS(li em artigo do Neno Cavalcante)- definição muito apropriada!!! Deixei o carro estacionado no Centro da cidade enqto fazia uma prova de Inglês. O azulzinho da playmobil me multou por estacionamento proibido DUAS vezes... reconheço q estava infringindo a lei, mas ir até a esquina e voltar multando o mesmo carro, a mesma infração e no mesmo horário... aí é caso pra tratamento do comportamento maníaco obssessivo kkkk Fui até a auditoria da referida "associação" e questionei a duplicidade da multa, ouvi q teria q pagar somente uma pq realmente o carro estava lá...
Resultado: não apareceu mais multa nenhuma...carro foi vendido e não paguei nadinha!!! Será q detectaram realmente um transtorno de comportamento no azulzinho multador???
Pelo q vejo continua a compulsão!!
Até mais.