segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

PREFEITURA CONTESTA MATÉRIA SOBRE GASTOS COM EDUCAÇÃO

Em nota, a Prefeitura de Fortaleza contestou a matéria "Fortaleza na rabeira no gasto por aluno", publicada na edição do jornal O POVO da última sexta-feira, dia 23. Segue o conteúdo da mensagem:

"Com mais de 245 mil alunos e 430 unidades escolares, uma das três maiores do País, a rede municipal de ensino de Fortaleza não pode ter seu desempenho analisado a partir de um único aspecto numérico, como o de gasto por aluno.

A realidade do ensino de Fortaleza é bem diferente, por exemplo, da encontrada em Porto Alegre, cuja rede é quatro vezes menor do que a nossa com 57 mil alunos. A título de comparação, toda a rede de ensino portoalegrense representa 86% da rede existente na SER V e 80% da SER VI. Porto Alegre também não conta com os problemas de infra-estrutura que a atual administração encontrou – de conhecimento público – mas que têm sido resolvidos com a construção de mais de 700 salas de aula, além de reforma e construção de novas unidades de ensino no padrão MEC.

A Constituição Federal exige que pelo menos 25% do orçamento municipal seja dedicado à educação. Numa cidade com a rede do tamanho de Fortaleza, obviamente esses 25% são rateados entre mais alunos. Ou seja, enquanto Fortaleza tem que dividir seu orçamento em educação por 245 mil alunos, Porto Alegre – uma cidade de PIB maior do que o nosso - é dividido entre 57 mil estudantes.

É necessário ainda destacar outros avanços que passam à margem de números e estatísticas. O primeiro deles é a criação da Secretaria Municipal de Educação, antes vinculada à Ação Social, que atendeu à antiga reivindicação dos profissionais do setor. Também foi criado o Conselho Municipal de Educação e foi na gestão Fortaleza Bela que se aprovou, de forma participativa, o Plano Municipal de Educação, resultado de um processo de negociação envolvendo Prefeitura, entidades sindicais e Câmara Municipal. Por fim, devemos lembrar que a Prefeita Luizianne Lins sancionou o Plano de Cargos Carreiras e Salários (PCCS) do magistério, atendendo a outra antiga reivindicação destes profissionais e contribuindo significativamente para o aumento da qualidade do ensino."

17 comentários:

Anônimo disse...

E AS RUAS DE FORTALEZA ESTÃO MAIS PARECIDAS COM CRATERAS....VALEU RUIZIANE LINS....ÔHHH VOTO PERDIDO ESSE MEU VIU....

Anônimo disse...

O que a comparação com Porto Alegre tem com isso? Todo o Município é obrigado por lei a investir 25% em educação, independente de seu PIB e do orçamento da Prefeitura. Ao invés de se comparar com Porto Alegre, que tal comparar com outros municípios pobres do Ceará mesmo? O número de alunos é muito menor, o orçamento idem, mas todos tentam respeitar o percentual legal. A Prefeitura de Fortaleza também deve lembrar que recebe muito mais recursos do Fundeb porque tem muito mais alunos matriculados do que Porto Alegre, por exemplo. A questão não é essa. Infelizmente, falta gestão. E se a prefeita não entender isso, ela vai gastar o orçamento todinho e ainda assim não tirará Fortaleza das últimas posições nas avaliações da educação brasileira.

Célio Ferreira Facó disse...

AJUDAR-SE-IAM Luizianne e auxiliares na tarefa de tentar administrar a Cidade, se lessem hoje O Povo.

Ali, editorial e algumas colunas honram a Carta de Princípios (Salutar que haja uma.) daquele Jornal; falam diretamente à Prefeita.

O Editorial reivindica. Quer a revitalização do Centro histórico. Este há muito vê emigrarem instituições públicas e privadas. Banco do Nordeste. Sede da Prefeitura. Hotéis, cinemas, grandes lojas de varejo. Restam 10ª Região Militar e Catedral Metropolitana.

Erivaldo Carvalho reivindica. Quer que Luizianne trabalhe por conter o “envelhecimento precoce” desta administração. Salmito Filho não quererá a Câmara de joelhos ante o Executivo Municipal; sabe que perderia a própria hombridade se fosse apenas complacente.

Cita o repórter os arquiproblemas iniciais de Luizianne: atabalhoada escolha de Tin Gomes para a chapa, derrota com a eleição de Salmito Filho na Presidência de Câmara, Saúde e Educação negligenciadas até o inadmissível.

Érico Firmo reivindica. Quer que Luizianne use das Secretarias Regionais como ferramentas político-administrativas; quer que se lhes mude formato, perfil, titulares.

Ivonete Maia, num artiguete, reivindica. E que pede? Pede o mínimo (Veja-se a que ponto vai tudo agora.). Quer que se faça a sinalização horizontal, vertical das grandes linhas de tráfego da Cidade. Apela: à Luizianne: Faça... tome decisões”.

Anônimo disse...

Lu, o que está acontecendo com você. Conheci você mais corajosa, mais determinada. Tenha medo de governar não, menina! Assuma os erros, procure melhorar e cabeça erguida. Agora, esse teu pessoal...

Anônimo disse...

Tudo isso reflete o desastre desta gestora desprezível que ao chegar no poder voltou-se contra tudo que defendia. Fica a dúvida, se realmente a ideologia desta pessoa seria na defesa dos desfavorecidos ou era só para tentar chegar na Prefeitura. Agora o resultado nas urnas positivo é arrogantemente sitada para justificar o sucesso da Gestão. Vamos ser realistas e inteligentes um pouquinho, a era Juraci foi apenas prolongada com os mesmos parasitas que viviam do erário público. Fortaleza está olhando apenas para o Executivo e esquece de exerer a cidadania controlando o seu legislativo que seria quem deveria fiscalizar a prefeita e não trocar esta aprovação pela farra dos cargos públicos. Não consigo acreditar em Fortaleza mais, pois vejo um grupo mal intencionado se perpetuar no poder. Deveria existir alguma ONG para trabalhar a cidadania nas comunidades e mostrar que cada vez mais eles são responsáveis pelo horror de suas vidas. A imprensa também tem sua parcela de culpa, pois muitos profissionais acompanham esta farra encobrindo o que acontece, Hipocrisia pura.

Kelsen Bravos disse...

Fato 1:

Fortaleza dedica pelo menos 25% do seu orçamento à Educação, um montante insuficiente para a terceira maior rede municipal do país. Para a Saúde, por lei, obriga-se a prefeitura a dedicar 15%, Fortaleza dedica bem mais.

Fato 2:

Com o que dispõe para do orçamento para Educação, a gestão municipal tem de traçar prioridades. As principais decisões que tomou até agora foram:

1. Plano de Cargos Carreiras e Salários (PCCS).
2. Construção de novas escolas e creches.
3. Reforma de escolas e creches patrimoniais.
4. Fardamento, agenda e material didático de qualidade para todos os alunos das escolas municipais de Fortaleza.
5. Merenda escolar de qualidade e de fato destinada aos estudantes.

Como sabemos que não se muda tudo só por vontade e que, na forma da lei, um decreto apenas é insuficiente para resolver problemas históricos, vá em frente prefeita Luizianne Lins, suas prioridades são opções discutidas democraticamente com os segmentos sociais afetos a cada área, seja ela Saúde, Educação, Infra-Estrutura, Ação Social... por isso que foi eleita ainda no primeiro turno. É assim mesmo que se administra com respeito e espírito público.

Thiago de Menezes disse...

Espera um momento.. Se Porto Alegre não tem os problemas de infraestrutura de Fortaleza, então o investimento total na área de educação dividido por unidade de aluno em Fortaleza deveria ser beeeeeeeeeeeeeem maior que a média da capital gaúcha, tendo-se em vista que além do investimento normal para custear o aluno e a estrutura existente, ainda haveria de se preocupar com a estrutura a ser criada, certo?!

Deus, esse tiro da prefeitura saiu pela culatra! Será que ninguém percebeu?!

ô gestãozinha incompetente essa meu Deus.. Imagine o tamanho da decadência em que essa cidade mergulhará nesses mais 4 anos de DESGOVERNO!

Anônimo disse...

PREFEITA que DIABOS a senhora é, hein????? Mulherzinha, pelo amor de Deus,deixa de arrumar desculpa para tudo e vá trabalhar,pois pelo que vejo a senhora terá sérios problemas em 2010????

Anônimo disse...

É uma vergonha essa administração. Usou a Prefeita o discurso fácil, de defesa dos oprimidos apenas para galgar o poder. Lá, engana esses mesmos oprimidos, tal como os outros administradores faziam. Chamar política de educacáo, dar fardamento, merenda, agenda escolar é brincar com a nossa inteligencia. Livre-se, Prefeita, dos babões, tipo esse tal de Kelsen Bravos que de bravo nao tem nem as penas, pois os baboes babam para ganhar aspones. Essa administraçao é medíocre, incompetente, tem equipe caldo de bila e uma pletora de gente pendurada nos empregos e contratos que só durarao até o fim desssa gestao. Prefeita, mande esses Bravos que estao cercando a senhora plantar batatas! E vá as nehora também, pois cuidar da cidade a senhora nao sabe patavina. Evilázio Arraes.

Anônimo disse...

ô coisa linda seus chorões vá em frente lôra confiei meu voto em vc e sempre esteremos com vc eu minha familia minha rua e todos que não tem como pagar escolar particular e plano de saude valeui lora vá a luta !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Kelsen Bravos disse...

Evilázio Arraes,

Vai meditar, rapaz.

Mas antes de limpar a consciência, lava a boca.

Tem mais uma coisa, menino, você nem me conhece.

Anônimo disse...

Eu te conheço, Bravos, vc é que nao sabe que eu te conheço. Vc foi professor de um filho meu. Era, para ele, o professor mais pedante. Politicamente uma vazilina. E te conheço daqui do blog pois de vez em quando pegam no teu pé. E esse pessoal tem razão, pois você é muito bajulador do PT, da Prefeita, aliás, de quem está no poder. Um professor que diz que política de ducaçao louvável é dar fardamento, agenda escolar e merenda, é um professor de visão cultural muito tacanha. Ora, ora, Bravos, te cala menininho crescidinho mas inexperiente que parece até que é ingênuo. Evilázio Arraes.

Kelsen Bravos disse...

Evilázio Arraes,

Utilizo este fórum para discutir idéias. Portanto, com a seriedade, cabível, retruco sua pecha tacanha:

1. Fardamento. Não é tacanha a visão de que o fardamento é importante para os alunos da prefeitura. SE DE FATO seu filho foi meu aluno, ele nunca deve ter sofrido o constrangimento de estar mal vestido, porque você lhe deu boas condições econômicas para isso; mas os alunos da prefeitura, não. Um exemplo simples: nas bienais do livro do Ceará até 2004, os alunos das escolas municipais que se dirigiam até o Centro de Convenções ficavam constrangidos de tão maltrapilhos que estavam. Em 2006, eles não se preocupavam com isso e já aproveitavam bem mais a festa do livro (Evilázio, espero que sua sensibilidade seja suficiente para entender o exemplo que apresento). No dia-a-dia escolar, este problema de autoestima se anula com a igualdade no vestir. PORTANTO, não é tacanha minha avaliação do benefício que o fardamento gratuito traz aos estudantes da rede municipal de Fortaleza.
2. Agenda. Só mesmo uma visão elitista, pode achar que uma agenda escolar é um presente para ludibriar desavisados. Uma agenda escolar, Evilázio Arraes, pressupõe um planejamento, um ordenamento de atividades, um lugar de registro do dia-a-dia escolar, um meio de comunicação entre família e escola, além de dar a possibilidade de o aluno gerenciar sua vida escolar. SE DE FATO seu filho foi meu aluno, onde ele estudou havia agenda escolar, e, pai zeloso que é, deve ter acompanhado de perto as atividades dele e assinado as comunicações em resposta às anotações dos professores, inclusive, as minhas, SE DE FATO seu filho foi meu aluno.
3. Construção de novas escolas. A construção de novas escolas patrimoniais foi precedida de seminários sobre arquitetura escolar, com a participação de renomados arquitetos, engenheiros, educadores, os profissionais da rede municipal, os familiares e os alunos, todos foram consultados e suas posições, reivindicações levadas em consideração para a elaboração do projeto arquitetônico que se harmoniza com o projeto pedagógico. As escolas que estão sendo construídas estão dentro do padrão MEC, são o que há de melhor a oferecer. PORTANTO, avaliar como positiva esssa decisão da atual gestão municipal, não é ter visão TACANHA. SE DE FATO seu filho foi meu aluno, deve ter estudado em escola muito bem edificada.
4. Plano de Cargos e Salários - PCC. Só quem não tem o menor respeito pela educação, há de avaliar como demagógica a efetivação de uma reivindicação histórica dos profissionais da Educação da Rede Municipal de Fortaleza. Há o que melhorar, sim há de melhorar. Mas agora será a partir do que já foi conquistado. E sempre os profissionais organizados em classe serão ouvidos, porque a atual gestão não foge da negociação, respeita os trabalhadores. Só mesmo uma pessoa autoritária acha tacanha a defesa de uma conquista histórica dessas. SE DE FATO, Evilázio Arraes, seu filho foi meu aluno, os profissionais de onde ele estudou não sofriam tanto com problemas salariais.

Ademais, Eliázio Arraes, só tenho a lamentar sua crítica fácil, movida pela emoção deliberada de ser contra a gestão popular de Luizianne Lins. Por isso vou perdoar suas agressões gratuitas a mim, além do quê, SE DE FATO se filho foi meu aluno, tem toda a minha consideração. A propósito seu filho foi meu aluno de quê, em que escola e em que ano?

Com distinta consideração,

Kelsen Bravos

Anônimo disse...

Bravos, todos os pontos que vc nomeou como política de educação são importantíssimos. A razão disso, você as delineou com perfeição. Mas isso não pode ser a espinha dorsal de uma política de educação. Isso é assistência social necesssária no interior de uma política educacional, o que eleva a auto-estima de alunos, suas famílias e professores e, consequentemente, terá efeitos positivos na aprendizagem. Mas não determina a aprendizagem nem a substitui. Todas essas medidas poderiam ser tomadas por administrações tucanas, por exemplo. Nada disso contrariaria as diretrizes iodeológicas deles. Aliás, os tucanos mexeram sim, na espinha dorsal da educação quando adotaram a educação por ciclos, quando estimularam que o princípio da escola é aprovar e não reprovar, quando criaram o Fundeb (o fundo tinha outro nome que me foge à memória), quando universalizaram a educaçao fundamental (a petezada gritou contra em nome da qualidade, uma visão tacanha, como se a quantidade nao fora parte essencial da qualidade!!!), quando asseguraram livros gratuitos para os alunos, quando criaram o currículo de transversalidade disciplinar, etc. Voltando ao caso da PMF: essa administraçao ao adotar somente essas medidas como prioritárias na educação - e ficou nelas - , abriu espaço para que essas medidas servissem fortemente como meios para cabala de votos. Nenhuma medida de peso tomou quanto à aprendizagem, cujo ponto de partida é a educaçao de tempo integral que é garantida pelas famílias das classes médias e ricas. Essa medida nenhum governo municipal do PT, no Brasil, adotou. E onde ela existia, o PT, no governo, a eliminou, o que é o caso de POrto Alegre, onde o sistema de escola de tempo integral havia sido adotado pelo prefeito Alceu Colares, do PDT. E sinto que o PT jamais adotará essa medida como ponto de partida (sim, porque nao pode se limitar a ela) porque nao quer entrar em confronto com a rede particular de ensino nem com a Igreja Católica. Nessas duas áreas estão o grossso do eleitorado desse partido de elite. Portanto, sr. Bravos, o sr. volta a se equivocar e demonstrar que é de fato bajulador do poder, pois em relaçao a ele, como educador, o sr. nao é capaz de assumir a posiçao crítica que seria a de mostrar que uma política de deducação nao pode ter como espinha dorsal apenas aquelas medidas relacionadas em sua mensagem, embora elas sejam louváveis. Evilázio Arraes.

Anônimo disse...

Sim, sr. Bravos, quanto as chamadas escolas padrão MEC nao passa de slogan de campanha, um apelo de marketing, pois a Prefeita é marketeira, assim como sao todos os narcísicos, como o sr. Todos jogam na força imagética. Ora, essas escolas padrão MEC sao, na verdade, escolas padrão Banco Mundial. Nada contra isso, até porque elas sao, de verdade, muito boas. Só que elas passaram a existir na gestão Juraci Magalhaes. Há várias escolas padrao MEC construídas na antiga administraçao. Alardear como feito único da atual gestao é demagogia pura, é manipulaçao cínica. Sobre Plano de Cargos e carreiras, ora, a administraçao Juraci Magalhaes deixou um projeto preparado, só que nao chegou a acordo com o pessoal da educacao. Logo, a necessidade desse plano foi visto pela administraçao conservadora do ex-prefeito. Na atual administracao o projeto novo saiu, o que deve ser louvado, mas nao alardeado como medida inédita que só uma administracao petista pode adotar. Deixem essa mania, vcs, petistas religiosos, de se sentirem ungidos por Deus no comando do poder. E vc, Bravinho, tenha mais o olho crítico, nao seja esquerdista fio-duma-égua que só faz bater palmas para os dirigentes do partido ou do governo!!! Sobre a escola em que meu filho foi seu aluno, é uma dessas escolas cujo professorado é carneirinho do PT. Evilázio Arraes.

Kelsen Bravos disse...

Evilázio Arraes,

Quer dizer então que crítica precisa é aquela que aprova a gestão tucana? Está bem clara agora sua lamúria tucana pela perda do poder, você está é com dor de cotovelo, menino, passa gelo que passa. Seu discurso até organizado me parece, não fossem algumas expressões que denotam bem de quem você se trata, deve ser uma questão de berço, tais como "bajulador", "fio duma égua".

Não sei se lhe confio mais a palavra, não gosto de quem me falta com a verdade, pois nunca trabalhei numa escola, como você afirma, "cujo professorado é carneirinho do PT". Mas como não mentir se aprende no "berço", vou dar um desconto e lhe dar mais uma chance de responder com a verdade. Se o fizer, terei prazer em retrucar o arrazoado que fez com até muito bons argumentos.

Anônimo disse...

Vou entrar nesta discurção.
1. educação não se faz com fardamentos e nem mochilas, até mesmo porque essas mochilas foi apenas mais uma lavagem de dinheiro pois foram compradas na China, acho que teria sido bem mais proveitoso, pegar as mãezinhas dessas crianças de rua, levá-las a uma cooperativa de costureiras, capacitá-las e colocá-las para a fabricação, e o critério usado? que os seu s filhos estivessem matriculados e na escola, ai até que as mochilas teriam um sentido melhor neste caso.
2. Merenda escolar, realmente uma alimentação é importante no aprendizado por lógico conta de um organismo bem alimentado, mais isso se fosse uma alimentação, são batguts estragados.

E realmente já esta comprovado que não só o dinheiro da educação, mais da saúde por exemplo não foi usados como deveria.

3. Solução, vamos parar de chorar sobre o leite derramado que os menos favorecidos e esclarecidos deu a essa louca e quando o TCM enviar a CÂMARA o processo é pressiona os senhores vereadores a fazer jus aos votos que ganharam votando na cassação dela, e assim sucessivamente, só desta forma poderemos melhorar 30% o nosso quadro político aqui em Fortaleza, pois o poder esta em nossas mãos, nos colocamos, nos tiramos, deixa essa corja que ai esta defendendo essa criatura ver quem da as ordens que vão pensar duas vezes antes de perderem os gordos salários que financia suas mordomias, ok?