terça-feira, 27 de janeiro de 2009

FÓRUM SOCIAL MUNDIAL PRIORIZARÁ AMAZÔNIA

"Com abertura prevista para esta tarde (27), o Fórum Social Mundial (FSM) se estenderá até o próximo domingo (1º), em Belém, com uma extensa programação. Em sua nona edição, o FSM será composto por mais de 2,4 mil atividades. Os debates, palestras, mesas-redondas, oficinas, eventos culturais e outras atividades oferecidas são organizados por entidades da sociedade civil e instituições ligadas a questões sociais do Brasil e de outros países. As principais discussões devem girar em torno do futuro da Amazônia e das alternativas para a crise econômica e financeira mundial (leia mais).
Até o fim da semana, também são aguardados cinco presidentes de países da América Latina. Além de Lula, devem participar do encontro o venezuelano Hugo Chávez, o boliviano Evo Morales, o equatoriano Rafael Correa e o paraguaio Fernando Lugo.
Serão realizados, simultaneamente, mais de 200 eventos com os mais variados temas e importantes intelectuais, escritores, ativistas, entre outros. Para dar uma idéia do fórum e de suas atividades, o Congresso em Foco selecionou alguns nomes de personalidades que estarão presentes e alguns destaques da programação. (Renata Camargo, de Belém)

Veja os nomes de destaque do Fórum Social Mundial:

Boaventura de Sousa Santos – doutor em sociologia do direito pela Universidade de Yale (Estados Unidos), é professor de economia da Universidade de Coimbra, em Portugal. É também diretor do Centro de Estudos Sociais da Universidade. É referência em temas como globalização, democracia e direitos humanos, com trabalhos traduzidos em espanhol, inglês, italiano, francês e alemão.

Frei Betto – frade franciscano e uma das vozes mais ativas pela justiça social na América Latina, Frei Betto foi coordenador social do Programa Fome Zero e assessor-especial do presidente Lula até dezembro de 2004. Estudou jornalismo, antropologia, filosofia e teologia. É autor de 44 livros, entre eles A Mosca Azul e Calendário do Poder, nos quais faz avaliação do governo Lula.

Marcio Pochmann – doutor em economia, é presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) desde 2007. Foi secretário municipal do Desenvolvimento, Trabalho e Solidariedade da cidade de São Paulo, entre 2001 e 2004, na gestão de Marta Suplicy (PT).

Leonardo Boff – doutor em Teologia e Filosofia pela Universidade de Munique (Alemanha), é dos nomes mais emblemáticos da Teologia da Libertação, frente cristã que une o discurso da fé com a necessidade de rever a miséria e marginalização. É autor de mais de 60 livros nas áreas de Teologia, Espiritualidade, Filosofia, Antropologia e Mística.

Noam Chomsky – Lingüista e ativista político norte-americano de origem judaica, Chomsky é conhecido por ser um ferrenho crítico da política, sociedade e economia norte-americana, particularmente a política externa dos Estados Unidos. Ficou conhecido por se opor firmemente à Guerra do Vietnã e à Guerra do Golfo Pérsico, com as obras American Power and the New Mandarins (1969) e Human Rights and American Foreign Policy (1978).

Eduardo Galeano – jornalista e escritor uruguaio, ficou conhecido pela obra As Veias Abertas da América Latina. Seus livros são escritos no formato de pequenas histórias que contam desde assuntos políticos até temas do cotidiano como futebol.

Emir Sader – sociólogo e cientista político, é um dos organizadores do Fórum Social Mundial. Trabalhou como pesquisador do Centro de Estudos Sócio Econômicos da Universidade do Chile e é hoje professor aposentado da Universidade de São Paulo (USP).

Michel Löwy – é apontado com um dos intelectuais brasileiros de maior prestígio no exterior. Radicado na França há mais de quatro décadas, segue a linha de pensamento marxista. Tem pesquisas publicadas em 22 países sobre as obras de Karl Marx, Leon Trótski, Rosa Luxemburgo, Georg Lukács, Lucien Goldmann e Walter Benjamin.

Oded Grajew – idealizador do Fórum Social Mundial, o empresário é presidente do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, fundador da Grow Jogos e Brinquedos e da Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos (Abrinq).

Ignacio Ramonet – diretor-presidente do jornal Le Monde Diplomatique. Nascido na Galícia (Espanha), é especialista em geopolítica e estratégia internacional.

Chico Whitaker – ativista católico e arquiteto, foi líder de governo na Câmara Municipal de São Paulo durante a gestão de Luiza Erundina (PT). Na década de 1960, foi diretor de planejamento de reforma agrária no governo de João Goulart.

Michael Hardt – professor de literatura na Universidade de Duke, nos Estados Unidos, é conhecido por ser co-autor dos livros Império e Multidão, junto com Antonio Negri.

Nildo Ouriques – economista, presidente do Instituto de Estudos Latinos-Americanos (IELA) e especialista em América Latina.

Paul Singer – economista brasileiro que está à frente da Secretaria Nacional de Economia Solidária (Senaes), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Ajudou a fundar, em 1980, o PT, ao lado de outros intelectuais ligados à esquerda."

* Do Congresso em Foco, saiba mais aqui.

6 comentários:

Anônimo disse...

Noam Chomsky é um grande linguista mas um péssimo pensador social como todo o restante desta turma que hoje mal consegue lotar o verdadeiro vagão descarrilhado da história que é esse forum.

Anônimo disse...

Estamos diante da fina flor do barraco intelectual a começar pelo Frei Boff que aprontou tanto dentro da Igreja até ser devidamente enquadrado por Sua Santidade.

Anônimo disse...

Só pra complementar: Frei Boff e sua Escatologia da Libertação.

É a era dos ruminantes...

Anônimo disse...

A turma da suvaqueira no Fórum Social Mundial...

Vai procurar o que fazer, meu povo!!!

Anônimo disse...

Os reacionários renegam o Fórum Social Mundial por ojeriza aos pobres. Muito dos que o fazem até pobres são.Ridicularizam um fórum de discussões que poderia ser seu, inclusive. É a veia direitosa de muitos que não aceitam nossos avanços sociais. Uma pena !

Anônimo disse...

É mesmo fundamental o intercâmbio de piolhos!