domingo, 25 de janeiro de 2009

CAPITÃO PM AMEAÇA JORNALISTAS

Da Jangadeiro Online:

"Um acidente de trânsito envolvendo um capitão da da Polícia Militar gerou grande confusão no início da tarde deste sábado (24). A colisão envolveu o BMW de placas JTB 9440, do capitão Francisco Ednei Pereira dos Santos, e um caminhão GMC de placas HVN 0631, guiado por Weber Assis Andrade Filho.

Os veículos colidiram no cruzamento entre a rua Prof. Dias da Rocha e a Avenida Antônio Sales, no Dionísio Torres. Após o ocorrido, segundo testemunhas, Weber teria tentado apaziguar os ânimos, mas o capitão Ednei, exaltado, teria feito menção de puxar uma arma, além de agredi-lo fisicamente. Um fotógrafo de um veículo impresso, que estava próximo ao local, tentou registrar o ocorrido e teve sua câmera quebrada pelo Capitão.

Ainda segundo testemunhas, o capitão teria feito um telefonema e, logo em seguida, quatro viaturas do Cotam e do Ronda do Quarteirão chegaram ao local. Ao notar a presença da imprensa, o Sargento do Cotam, J. Lopes, da viatura número 4009, tentou impedir que a imprensa fizesse a cobertura do ocorrido, inclusive ameaçando prender alguns profissionais que lá se encontravam. O advogado Nelson Brandão testemunhou tudo e classificou a cena como um “ato vergonhoso”.

No local, o major Ricardo Moura, supervisor do Comando de Policiamento da Capital, classificou o ato como um incidente de trânsito e confirmou a agressão por parte do capitão. Segundo ele, seria aberto um boletim de ocorrência, que seria encaminhado para a Corregedoria de Segurança Pública. Algumas horas depois, porém, em visita à TV Jangadeiro, ele afirmou que o motorista do caminhão assumiu a culpa pela colisão e optou por não abrir um Boletim de Ocorrência (B.O.) sobre o caso.

Por telefone, a assessora de imprensa da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social, Angélica Martins, afirmou não concordar com o ocorrido, já que este não é o comportamento padrão de um oficial. Ela disse que a secretaria investigará o caso e mais esclarecimentos serão dados quando a investigação estiver concluída.

Nota de repúdio

A Federação Nacional dos Jornalista (Fenaj) e o Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Ceará (Sindjorce) publicaram nota de repúdio a agressão do capitão da PM Francisco Ednei Pereira dos Santos, assim como ao comportamente do sargento do Cotam J. Lopes, que tentou impedir a cobertura dos fatos por parte da imprensa que esteve presente no local. "

4 comentários:

Anônimo disse...

Um capitão da PM tem um veículo da marca BMW?
Acho que a agressão ao fotógrafo não é a única coisa que merece esclarecimento e apuraçao neste caso...

Anônimo disse...

Qual é o ano dessa BMW???

Anônimo disse...

Eu tenho sido testemunha do trabalho da PM dentro da comunidade do Parque São Miguel,região altamente perigosa, realizado por soldados e oficiais que teem prestado ali um grande serviço de segurança, com uma coragem admirável.
É triste saber que dentro da mesma corporação ainda temos integrantes que agem com a mesma desfaçatez, arrogância e truculência dos marginais e delinquentes. É mais triste ainda acompanhar durante anos a total impunidade que o Comando da PM tem reservado a estes abomináveis "servidores publicos".

Anônimo disse...

Capitão licenceado com um BMW, placa interestadual... Aí tem mais coisa. Que tal um jornalismo investigativo, do tipo:
- Qual a origem do veículo?
- Qual o verdadeiro motivo do afastamento do Capitão? Qual o prazo? Existe processo?
- Qual o padrão de vida do Capitão (endereço, casa de praia, etc), se compatível com seu salário?
...ou será se os meninos ficaram intimidados pelos "guarda-roupas" do COTAM ?