quarta-feira, 6 de maio de 2009

MARIA AMÉLIA, DA MISSÃO TREMEMBÉ, GANHARÁ TÍTULO DE CIDADÃ DE FORTALEZA

A Câmara Municipal de Fortaleza aprovou, nesta quarta-feira, a concessão de título de cidadania para a missionária indigenista Maria Amélia Leite. A iniciativa partiu do vereador João Alfredo (PSOL) e foi acatada por todos os 37 vereadores presentes à sessão. “Maria Amélia teve toda sua vida voltada às causas sociais, por isso merece essa justa homenagem. É fato público sua dedicação às comunidades indígenas do Ceará, inclusive em Fortaleza", destacou na ocasião o vereador.
Nascida em São Paulo, ele dedicou sua vida às questões sociais da capital cearense a partir de sua vida profissional: professora municipal (1948/1956) e administradora do Posto de Saúde Infantil de Fortaleza (1956/1958). Na década de 1970 foi professora voluntária de alfabetização de adultos nos bairros da periferia de Fortaleza. Foi militante da Ação Católica Operária (ACO) e atuou nas Comunidades Eclesiais de Base (CEB´s).
Hoje ela é reconhecida por sua militância em favor dos povos indígenas do Ceará, onde participou a criação da Missão Tremembé. Integrou o Conselho Indigenista missionário (CIMI) e atualmente é membro do Grupo Multiinstitucional (GMID) dos Direitos Indígenas, no Ministério Público Federal.


DETALHE - Maria Amélia e demais membros da Missão Tremembé, por lutar em favor das terras dessa comunidade, em Almofala, distrito de Itarema, informam que estão sendo processados.

4 comentários:

Anônimo disse...

Esta merece. De verdade! Uma lutadora em favor dos índios do Ceará, do Nordeste e do Brasil.Uma das maiores dignidades que eu conheço!

João Teles, professor de História

Anônimo disse...

Bela homenagem! Os índios do Ceará agradecem. Nas nossas veias corre um pouco de sangue de cada um deles. Joca

Anônimo disse...

Parabens à Câmara

Vanda Claudino Sales disse...

Que homenagem justa! A Maria Amélia é uma das maiores personalidades desse estado, com uma vida inteira dedicada à causas sociais, dentre elas, a índigena. Dos grandes grupos econômicos e políticos, o que ela tem recebido em troca é a perseguição aguda permanente, inclusive judicial - mas ela não se intimida! Com certeza, o Ver. João Alfredo não poderia ter sido mais feliz.