sexta-feira, 8 de maio de 2009

REITOR DA UFC INVESTE EM MAIS CONCURSO PARA PROFESSOR E TEM GENTE RECLAMANDO

A Universidade Federal do Ceará vai realizar concurso público para mais 170 professores efetivos. Segundo o reitor Jesualdo Farias, para atender sem problema 19 cursos novos que a Instituição ofercerá neste ano em Fortaleza e nos campi da Zona Norte e da Região do Cariri. O edital deve sair em breve.
Jesualdo também informou que em 2010 a Instituição oferecerá 1.060 vagas em seu concurso vestibular, a ser realizado ainda no modelo atual.

VAMOS NÓS - Está de parabéns o reitor da UFC, que investe principalmente na contratação de mais professores. Agora, estamos inteirados de que há grupo de docentes contra essa prática, porque se acham em condições de atender a essas novas turmas. Vemos isso, no entanto, como uma espécie de busca para manter certa "reserva de mercado". Ora, quanto mais professor, melhor.
Bom, o debate está lançado.

4 comentários:

Publio disse...

Realmente, há castas de professores que querem tratar os novatos como daretis. O reitor está sendo pressionado a não abrir mais concurso tão cedo para professor. Muitos querem saber se ganham dedicação exclusiva e outras vantagens, fechando assim o latifundio acadêmico.

Anônimo disse...

Nossa! Que informação estranha! Como ando muito na universidade, o que ouço são algumas críticas de que alguns departamentos estariam sendo privilegiados em relação a outros, mas professor reclamando que está tendo muito concurso, acho difícil. E depois, tem alunos descontentes com o REUNI, por acharem que não vai no sentido da melhora da universidade pública. Nem aluno que perder privilégios. Do meu lado, considero os dois setores. Está certíssimo o reitor Jesualdo, que está surpreendendo pela abertura e cuidado com que tem tratado a comunidade acadêmica.

Anônimo disse...

Caro Eliomar:

Em março deste ano o Magnífico Reitor da UFC, disse neste Blog (basta pesquisar) que haveria concurso para contratação de professores. Afirmou ainda que o Edital sairia até o final daquele mes. Terminou o mês de março e nada! Estamos em maio e agora vem com esta nova conversa fiada.

Infelimente, a UFC é uma Universidade retrograda e precisa avançar muito.... A maioria dos concursos nos Departamentos da UFC são viciados! Cartas marcadas! Dominada por verdadeiras castas!

Veja outro exemplo na UFC. Enquanto as Universidades Federais de ponta já estão adotando o novo sistema de exame do vestibular a UFC reluta e só implantará em 2011.

=D disse...

Tão bom seria se o reitor da UEVA de Sobral, tomasse a mesma atitude. Precisamos renovar nossos professores.