terça-feira, 5 de maio de 2009

SBP E SENADORA CEARENSE LANÇAM CAMPANHA POR MAIS CRECHES NO BRASIL


Atriz Maria Paula, Patrícia Saboya e o Coral da SBP.

A senadora Patrícia Saboya (PDT-CE) e a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) lançaram na tarde desta terça-feira, na Casa Rui Barbosa, no Rio de Janeiro, o movimento “Educação Infantil é Cidadania!”. O objetivo é expandir a rede de creches e pré-escolas gratuitas, de qualidade e em tempo integral para a população de baixa renda, utilizando os recursos do FGTS e do Fundeb (o fundo da educação básica) e estimulando a sociedade civil a participar. Tramita no Senado proposta nesse sentido (projeto de lei 698/07) elaborada pela senadora cearense e SBP.
Participaram da solenidade representantes dos ministros da Saúde e da Educação; representantes de diversas ONGs e organismos internacionais; os deputados federais Ciro Gomes (PSB-CE) e Sandra Rosado (PSB-RN), coordenadora da bancada feminina na Câmara; o diretor do departamento de políticas sociais da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Marcelo Nery; e o diretor da Casa Rui Barbosa, José Almino de Alencar, além de toda a diretoria da SBP. Estiveram presentes ainda representantes da Nestlé e da Fersol, duas das empresas que adotaram a licença-maternidade de seis meses para suas funcionárias, também fruto da parceria entre a senadora Patrícia Saboya e a SBP. Sessenta crianças de creches da Comunidade Santa Marta também participaram do lançamento da campanha.
Na abertura do evento, o Coral de Crianças da SBP fez uma apresentação com músicas de Villa-Lobos, Chico Buarque e Sá e Guarabira. A apresentadora do programa Casseta & Planeta, Maria Paula, destacou a parceria da parlamentar do Ceará com a SBP. “Estamos aqui em mais uma parceria da SBP com a maravilhosa senadora Patrícia Saboya. Essa é uma dupla infalível, que foi vitoriosa com a licença-maternidade de seis meses e agora luta pela educação infantil”, afirmou Maria Paula.
Já na biblioteca que foi de Rui Barbosa, a senadora Patrícia lembrou que o projeto garante, com recursos do FGTS, “algo muito importante para o desenvolvimento do Brasil, que é o acesso à creche e à pré-escola”.
“Este é um gesto de compromisso forte com a primeira infância, lançado neste local tão simbólico”, disse o presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria, Dioclécio Campos Júnior, referindo-se ao fato de que foi de Rui Barbosa o primeiro projeto de educação infantil do Brasil, apresentado pelo então senador em 1882. O projeto de lei 698 está tramitando na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado. Atualmente, apenas 17% das crianças brasileiras entre zero e três anos têm acesso a creche."


(Com informações do PDT Nacional)

4 comentários:

Anônimo disse...

Ah, se eu soubesse... Quer dizer que a que perdeu trabalha por nossas crianças, enquanto a que ganhou fica embromando a reabertura das creches? Tá no jornal O POVO! Enrolando as crianças, as mães trabalhadoras e o Ministério Público! Ah, se eu soubesse...

Sandro Melo disse...

Olha aí a senadora mais midiática que já tivemos. Mas ela faz por onde. E Maria Paula, do Casseta, é uma gracinha.

Anônimo disse...

Eliomar, estamos diante de uma embromação oceânica, para usar um termo bem ao gosto do Chico Buarque.
Quem é que é contra as crinaças? Logicamente ninguém.
Então é muito legal ficar nesse nhenhenhém de apoio à criança, às creches, à chupeta... E daí? Qual émesmo a proposta de Dona Patrícia? E de Dona Luizianne?

Marcos_Ce disse...

Logo logo aparecem os comissionados da incompetente destratando a Senadora Patrícia. Pura inveja. É a prefeita que Fortaleza estupidamente deixou escapar.