A Prefeitura de Santana do Acaraú decretou, nesta terça-feira, estado de emergência. Por conta das últimas chuvas, o rio Acaraú, que corta a cidade, elevou nível e desabrigou muitas famílias na sede. Outro problema é o açude Carnaúbas, com capacidade para 14 milhões de metros cúbicos de água, que ainda não foi concluído e vem pegando muita água. Os cerca de 16 mil moradores da sede de Santana do Acaraú, que tem população total de 29 mil habitantes, pediram apoio às autoridades.
O governador Cid Gomes mobilizou a Secretaria de Recursos Hídricos do Estado que, por sua vez mandou equipes técnicas da Companhia de Gerenciamento dos Recursos Hídricos do Estado ( Cogerh), Sohidra e DER para levantar os problemas e adotar medidas preventivas. Um helicóptero foi mobilizado para sobrevoar a área do açude e avaliar o caso. O DER mobilizou máquinas e deverá quebrar parte da parede do açude para monitorar as águas antes que haja arrombamento, segundo a SRH. O objetivo é evitar mais sufoco para uma cidade que vem enfrentando desabrigo e perdas de safra.
terça-feira, 8 de abril de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Ola Eliomar, alem Santana do Acarau a cidade de Acarau esta debaixo d'agua, muita gente desabrigada. um abraço.
Olá Eliomar!
Foi feito Apenas um sangradouro provisório que por meu conhecimento da capacidade dos riachos que desaguam no carnaúbas não suporta!
Esse é meu alerta...
Espero que nossas autoridades tomem a devida providência ou seja concluam o açude!
Postar um comentário