sábado, 12 de abril de 2008

VEJA: LULA PODE FICAR NO PODER ATÉ 2017


Além do horizonte deve ter...

O deputado petista Devanir Ribeiro prepara um projeto de emenda à Constituição que, caso seja encaminhado da forma até aqui imaginada e aprovado pelo Congresso, pode dar a Lula a chance de permanecer na Presidência até 2017. Quem revelou o plano a VEJA na semana passada, em uma conversa no plenário da Câmara, foi o próprio Devanir. Em sua reportagem de capa desta semana, a revista traz os detalhes da proposta.
Devanir pretende propor, ainda nesta semana segundo ele, um mandato de cinco anos para todos os cargos eletivos, de vereador a presidente da República – sem reeleição. Ao mesmo tempo, quer aprovar a unificação do pleito para que todos os cargos sejam disputados de uma vez a cada cinco anos.
Para que esta coincidência de datas ocorra, o deputado vai propor que os atuais mandatos de Lula, dos governadores, senadores, deputados federais e estaduais sejam ampliados por mais dois anos. "Aí teríamos uma eleição única em 2012. A partir daí, todos os políticos teriam mandatos de cinco anos", disse Devanir.
Resumindo: pela proposta do deputado muy amigo, Lula, de imediato, já ganharia mais dois anos de mandato. Se o plano der inteiramente certo, o presidente ainda poderá se candidatar em 2012 a mais cinco anos de mandato. Não seria re-reeleição, mas um uma eleição baseada em "novas regras". Ou seja, o projeto de Devanir daria ao presidente a chance de ficar 15 anos seguidos no poder.



Clique e Leia mais.

Nenhum comentário: