terça-feira, 8 de abril de 2008

FISCALIZAÇÃO DO TRABALHO DIZ TER RETIRADO 330 CRIANÇAS DA EXPLORAÇÃO NO CEARÁ

"O Ceará possui mais de oito milhões de habitantes. Dessas, cerca de 4 milhões são crianças e adolescentes com até 18 anos. No ano passado, o estado apresentou um dado nada favorável no seu histórico. A fiscalização do trabalho do MTE, por meio da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE) do Ceará, retirou 2.189 crianças e adolescentes do trabalho infantil.
Em 2008, nos meses de janeiro e fevereiro, a fiscalização acirrada já retirou 330 crianças dessa situação. Leonardo Soares, diretor do Departamento de Fiscalização do MTE, afirma que o problema é cultural. "A sociedade tem grande trabalho a fazer. É necessário que se compreenda que trabalho infantil é crime. Por isso, nosso objetivo é retirar o máximo de crianças do trabalho precoce. Muitas pessoas ainda acham que a criança deve trabalhar em casa para ajudar os pais, no entanto, esta é uma forma de trabalho infantil", destaca.
O Brasil apresenta o correspondente a 22,1 milhões de crianças no exercício de afazeres domésticos. Em função das tradições que cercam a formação da família brasileira, estas atividades são destinadas com maior freqüência às meninas, tendo em vista, a perspectiva de que futuramente elas assumirão essas mesmas tarefas na sua própria casa."

* Do site do Ministério do Trabalho e Emprego, leia mais aqui.

Nenhum comentário: