sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

EMLURB DIZ QUE LIMPA O CENTRO DE FORTALEZA, MAS RECLAMA APOIO DA POPULAÇÃO

Sobre queixas do ex-governador Lúcio Alcântara feitas neste Blog e diante de tantas queixas divulgadas por meios dos comentários dos leitoresa respeito do quadro de imundície do Centro de Fortaleza, a assessoria de imprensa da Emlurb nos manda um esclarecimento. Confira:

"Caro Eliomar,

A Emlurb tem se dedicado muito ao Centro – uma das áreas mais contempladas com o serviço de limpeza. Na área da Catedral, a limpeza é feita imediatamente logo após a saída dos comerciantes. Vale salientar que em períodos de festa o serviço é reforçado devido ao volume maior de resíduos que é produzido em toda a área. Para se ter uma idéia, é retirada do Centro uma média diária de 32 toneladas de lixo. Durante dezembro, esse volume aumenta em mais 16 toneladas diárias.
O Centro conta hoje 96 papeleiras (depósitos de plásticos) e 694 lixeiras de concreto, 30 contêineres que ajudam a manter a área limpa. Além de coleta de lixo diária.
Claro, precisamos também da colaboração da população.

Sempre à disposição,
Ana Rogéria,
Assessora de imprensa.

8 comentários:

Anônimo disse...

Acho que a Prefeitura poderia fazer campanha educativa. Nosso povo é mal educado e deve ser esclarecido. Ao invés de mostrar o que não existe, as peças publicitárias da Prefeitura deveriam servir como meio de informação.
Além do mais, o fortalezense não tem zelo podr sua cidade ao vê-la tão abandonada. Se fosse mais cuidada, automaticamente a população mudaria de atitude.

Anônimo disse...

Sim, ms a população paga também pra ter educação ambiental....

Anônimo disse...

A moça aí da assessoria de imprensa tem razão no que escreve: falta colaboração por parte do cidadão. É inegável que existe estrutura suficiente para evitar o acúmulo de lixo pelo Centro. Não raro você cruza com lixeiras de concreto e similares. Mas é habito, mesmo, atirar o lixo ao chão. Isto não é de ontem, nem de hoje, e certamente será um costume do amanhã.

A menos que algum gênio tenha uma sacada de mestre e faça uma campanha publicitária capaz de mudar a cabecinha ainda "rebelde" de parte da população. Ressalte-se: parte da população. Nem todo mundo é "zé sujão", não é?

E a nossa prefeitura bem que poderia deixar um pouco de lado sua publicidade questionável e constestável para fazer um trabalho de (re)educação social e ambiental.

Marcos_Ce disse...

Sim, a população não ajuda, mas o que acontece é um efeito cascata. A Emlurb limpa mas não conserta. A praça está feia, gasta e não parece uma praça. Não tem policiamento, está invadida pelos marginais. Assim, a população joga lixo na rua mesmo. Agora, se a praça estivesse bonita, bem cuidada, tenho certeza que as pessoas iriam fazer um esforço e procurar uma lixeira. Outra coisa: as lixeiras lá são insuficientes, enchem muito rapidamente pois o tráfego de pessoas é intenso. Deveria ter uma equipe limpando a praça constantemente e, ali mesmo, fazer um trabalho de coleta seletiva, com icentivos para a população que colaborasse. Enfim, o potencial é enorme de fazer daquela praça um local belíssimo. Afinal, a Praça do Ferreira fica pertinho e não tem esse problema.

Anônimo disse...

Uns poucos anos atrás a culpa seria do prefeito Juraci, por exemplo. Hoje é do povo. Está muito mais fácil governar...

Anônimo disse...

Pensei que fossem dizer que a culpa era do Tasso

Anônimo disse...

Muito bem,agora cade a pratica,quando o centro vai ser limpo qual a estrategia para mande-lo limpo.So lero lero não resolve.

Anônimo disse...

Desde 2001 que não jogo nada no chão!

Tenho 23+1 e "jogo" tudo no meu bolso ou procuro uma lixeir pra rebolar o lixo e se não achar, fico com o lixo na mão até encontrar tal lixeira.

Eu comecei a fazer isso depois que estava andando pela Pedro Pereira, na velha procura pelos preços mais baixos nas lojas de componentes eletrônicos... pois bem, quando parei no cruzamento da General Sampaio com Pedro Pereira, eu fiquei olhando a sujeira no chão e disse: PQP, QUE LUGAR IMUNDO! QUE POVO IMUNDO!!! Aí quando o sinal fechou e eu fui botando o pé na rua pra travessar, foi que eu me toquei que tinha acabado de fazer uma alto crítica. MASSA! Depois daquele dia eu criei vergonha na cara!

Renato Nogueira!