quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

SUDENE ESTUDA APOIO FINANCEIRO PARA ITATAIA


A Sudene vai estudar pleito encaminhado nesta quinta-feira pelo governador Cid Gomes e que diz respeito ao projeto de exploração da Usina de Itataia, situada no município de Santa Quitéria (Zona Norte). Cid solicitou que a autarquia entre também como parceira na engenharia financeira do empreendimento.
O superintedente do órgão, Paulo Fontana, que comanda reunião do Conselho Deliberativo do órgão no auditório do BNB-Passaré, em Fortaleza, prometeu avaliar o pleito com muio carinho.
A Usina de Itataia deverá sair do papel como resultado de uma parceria entre a Construtora Galvani e Indúsrias Nucleares Brasileiras (INB). O investimento total do projeto é de US$ 375 milhões. Itataia produzirá fosfato e urânio.
O fosfato, com previsão de 240 mil toneladas anuais, será utilizado para fertilizantes, onde o Brasil importa 90% do total consumido. Já o urânio, com produção estimada em 1.600 toneladas anuais, será utilizado pela usina nuclear Angra3. Itataia concentra a maior jazida de urânio do País.

VAMOS NÓS - Tomara que esse projeto não sofra mais atraso, até porque a perspectiva de recessão em 2009 bate à porta.

Um comentário:

Daniel Pearl Bezerra disse...

Eliomar de Lima, vc sabia que a Ministra Dilma Rousseff tem blog na internet? A idéia nasceu entre o editor Daniel e o saudoso jornalista Blanchard Girão, tricolor de aço. Os dois criaram o blog DESABAFO BRASIL que já ganhou prêmio IBEST de melhor blog do Nordeste - ano 2008.
Por que estamos apoiando a candidatura da Dilma? Por que a Ministra Dilma Rousseff é competente, séria, idônea, mulher talentosa, experiente, organizada, pulso firme, sensível, dinâmica. Dilma reúne todas as qualidades de uma postulante ao cargo de presidente da República. Sua experiência como Ministra das Minas e Energia e da Casa Civil, a qualifica para se tornar a primeira mulher a tornar-se presidenta da República Federativa do Brasil. Criamos o BLOG OFICIAL DA DILMA (http://dilma13.blogspot.com/). Pedimos seu apoio na divulgação entre seus familiares, parentes e amigos. Participe!

Atenciosamente, Daniel (Pearl) Bezerra de Oliveira - Editor geral
Acesse também: blog jornalístico DESABAFO BRASIL: http://desabafopais.blogspot.com/