sábado, 13 de dezembro de 2008

SOBRAL E ITAIÇABA GANHAM PRÊMIO NACIONAL NA ÁREA DA EDUCAÇÃO


Leônidas Cristino (Sobral) e Frank Gomes (Itaiçaba)

As prefeituras de Sobral e Itaiçaba, situadas no Interior cearense, recberão no próximo dia 17, em Brasília, o Prêmio Inovação em Gestão Educacional, concedido às dez melhores experiências em gestão educacional de 2008 no País. A premiação é em dinheiro: R$ 100 mil, valor que deverá ser aplicado no desenvolvimento, ampliação e avaliação das iniciativas premiadas, informa o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC), promotor do evento, em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). O apoio é da Unesco e o destaque ocorre a cada dois anos.
Sobral ganhou com experiência “Fortalecimento da gestão escolar: seleção por critérios meritocráticos e formação continuada de diretores”. Em 2001, por meio de um diagnóstico externo, o analfabetismo escolar foi desvelado nas escolas do ensino fundamental inicial da rede municipal de Sobral. Para enfrentar esse desafio a gestão municipal construiu o eixo de fortalecimento da gestão escolar, que tem como sujeitos os diretores escolares e, como objeto, a autonomia financeira, pedagógica e administrativa das escolas.
Em Itaiçaba, a experiência vencedora intitula-se “Escola pública com educação de qualidade em Itaiçaba”. Para a sua execução, foram elaboradas pelos técnicos da Secretaria de Educação, em consonância com os diretores das unidades escolares, ações a curto, médio e longo prazo. Todas as ações planejadas foram direcionadas aos alunos que apresentavam um baixo rendimento, uma grande distorção idade-série, evasão, ausência dos pais no dia-a-dia da vida escolar, professores desmotivados, escolas com padrões irregulares ao bom funcionamento, transporte escolar sem qualidade e baixos salários.
* Mais informações no site http://laboratorioinep.gov.br/

Nenhum comentário: