sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

PMDB TENTA CONVENCER SARNEY A DISPUTAR PRESIDÊNCIA DO SENADO


"Disposto a anunciar na quarta-feira o nome de seu candidato à presidência do Senado, o PMDB vai intensificar no fim de semana a pressão sobre o ex-presidente José Sarney (PMDB-AC). Em conversas separadas na quarta-feira, com Renan Calheiros (PMDB-AL) e o líder de seu partido, Valdir Raupp (RO), Sarney admitiu pela primeira vez concorrer. Mas desde que seja candidato único e a bancada apresente sua candidatura como missão, por considerar o cargo estratégico. A maior dificuldade seria fazer Tião Viana (PT-AC) desistir da disputa.
Outra dificuldade é quebrar as resistências no Congresso e no Planalto, que não são poucas, de ver o PMDB comandar as duas Casas, uma vez que está em estágio adiantado a candidatura de Michel Temer (PMDB-SP) para presidente da Câmara.
Sarney teme a exposição de seu nome a dois meses da eleição, o que poderia abrir margem para ataques de adversários. Por isso, uma das hipóteses ontem era a de que Sarney só lançaria a candidatura em fevereiro. Mas a oposição quer uma definição. PSDB e DEM sinalizaram com a possibilidade de fechar questão em favor de um candidato do PMDB, mas querem saber quem será - Sarney, Pedro Simon (PMDB-RS) ou mesmo o suplente Neuto do Conto (PMDB-SC)."

(O Globo)

Nenhum comentário: