E o padre Manfredo Oliveira receberá, nesta quarta-feira, às 19h30min, durante solenidade na Assembléia Legislativa, em Fortaleza, o Prêmio Frei Tito de Diretos Humanos. Manfredo, professor titular da Universidade Federal do Ceará (UFC), ganhará a homenagem por iniciativa da deputada petista Rachel Marques, subscrita pelo presidente da Comissão de Direitos Humanos da Casa, Heitor Férrer (PDT).
Manfredo sempre atuou em defesa dos direitos humanos e tem trabalhos prestados aos moradores do Grande Lagamar, onde ainda reina grande pobreza.
DETALHE - A entrega do prêmio ocorre sempre no dia 10 de dezembro, data definida pela Organização das Nações Unidas como o Dia Internacional dos Direitos Humanos.
2 comentários:
O Padre Manfredo Oliveira, membro de família de religiosos, é filho ilustre de Limoeiro de Norte.
Ordenado em Roma, onde cursou Teologia, Manfredinho (seu saudoso pai chamava-se Manfredo) é primo do Mons. João Olímpio, atual pároco da Igreja Catedral de Limoeiro e que lá também estudou (Roma).
Outros primos seus foram Padres, sendo que um deles - Dom Afonso Oliveira Lima - foi Bispo de Brejo - MA.
"Almirante" Barroso
Caro Eliomar,
Sou professor de turismo da Universidade de Fortaleza e venho desenvolvendo um estudo sobre cearenses que chegaram ao episcopado. Gostaria de saber se você tem informações sobre o linoeirense D. Afonso de Oliveira Lima que foi o primeiro bipo de Brejo, no Maranhão. Agradeceria a indicação de livros ou outras fontes onde pudesse conhecer mais sobre D. Afonso. Meu endereço eletrônico é solon@unifor.br.
Desde já fico grato sobre qualquer informação.
Solon Sales
Postar um comentário