sábado, 13 de dezembro de 2008

PALESTRA DA ATLETA MAUREEN MAGGI VIRA FESTA DE PRIVILEGIADOS


Este Blog recebeu da universitária Gabriela Lima um comentário em tom de desabafo e denúncia, que merece e precisa ser bem esclarecido principalmente pelas autoridades da área dos esportes do Estado e da Prefeitura de Fortaleza. Deixa claro o absurdo de se privilegiar alunos de uma universidade privada, com ingresso e tudo, num evento divulgado e que teve como principal foco a presença da atleta Maureen Maggi na Capital cearense. Confira:

Oi Eliomar,

Eu sou a Gabriela (filha do Professor Myrson) e ele me incentivou a contar pra você, no Blog, o que ocorreu ontem. No jornal O POVO, já há uns três dias, acredito, saia a propaganda da palestra com a Maureen Maggi, atleta ouro em Pequim, e também com um educador físico (na edição de sexta-feira esse anuncio está na página 16). A publicidade do evento só informava o que:
- a palestra ocorreria dia 12 de dezembro às 14h30 no Centro de Convenções. (Embaixo nos patrocínios se lia Governo do Estado do Ceará e Prefeitura de Fortaleza).
Quando cheguei lá para a palestra, para minha surpresa, o constrangimento: No meio de outros jovens que entravam no Centro de Convenções, fui barrada sob a alegação de que eu não possuía INGRESSO. Dois seguranças e duas moças informaram que a entrada era restrita para convidados e só foram entregues ingressos para os alunos do curso de Educação Física ou a critério da Classic Promoções. (Ressaltei o número de pessoas na entrada para visualizar o constrangimento, 4 x 1, enquanto outros passavam.)
Como o evento fazia parte do “Mundo Universitário” do Campeonato Brasileiro de Surf Universitário, não adiantou nem mostrar minha carteira de universitária da UFC, nem explicar que eu sou atleta desse campeonato (participei da última competição de surf universitário em novembro). Tentei ainda que chamassem o organizador, tudo, mas parece que as ordens eram bem claras.
Por sorte, perto da entrada, encontrei uma amiga (da Educação Física) que tinha um ingresso extra e entrei. Lá dentro um auditório para 1.200 pessoas. Como estava chateada, contei a dedo os que estavam presentes, que não ultrapassaram 130 (incluídos o pessoal da fotografia e organização). Ainda tirei várias fotos para registrar o auditório vazio. Pelo inexpressivo público presente, parecia mais uma aula extra da Unifor. No momento de perguntas, se percebia que só estavam lá alunos da Unifor.
Para aumentar a minha raiva (desta vez de cidadã), subiram ao palco o Secretário de Esporte do Governo do Estado (Ferrucio algo) e o Secretário de Esporte da Prefeitura de Fortaleza (Roberto Gomes) para receber a atleta Maureen Maggi. Ambos secretários, antes da palestra, homenagearam a atleta e tiraram fotos, no melhor estilo divulgação posterior. Fiquei inconformada! O dinheiro público investido em uns gatos pingados, uma atleta tão inspiradora quanto a Maureen, escolhida recentemente pela Isto É como a brasileira do ano, dando palestra sobre garra e dificuldades para alguns ‘estudantes da Unifor’.
Cadê as escolinhas de atletismo? Cadê os atletas cearenses, do bolsa atleta o que for... Cadê a impessoalidade da Administração Pública? E a eficiência? O esporte no Ceará, e em Fortaleza, tão carente em diversos setores, gastando verba em um projeto particular, pois já é o 2º ano consecutivo deste campeonato em que a estrutura do evento não condiz com os fins, com o público alcançado (Basta ir nesse final de semana à praia do Futuro na barraca Crocobeach para constatar a enorme estrutura, que não possui retorno. Não possui, por exemplo, sequer um terço dos atletas que participam do cearense amador).
Então, Eliomar, desculpe a linguagem coloquial, mas é quase impossível narrar tudo isso sem a presença da emoção. Acho que o Brasil, com todo seu potencial de crescimento, não merece investimentos assim (principalmente no esporte, que acredito ser a outra metade da educação).A inconformação é maior ainda como atleta, pois conheço muitos outros atletas de origem humilde que, com certeza, teriam recebido um pouco mais de esperança, frente as dificuldades, com a história de vida da Maureen.
Obrigada,

Um abraço, Gabi.

VAMOS NÓS - Que alguma autoridade apareça para esclarecer essa marmota.

17 comentários:

José Sales disse...

Este deve o novo "jeito cearense de administrar". Tudo é bem feito em proveito de alguns "escolhidos". De uns tempos para cá esta tem sido a norma adotada, principalmente pela administração pública em nosso Estado. Estou solidário com esta denúncia e queria lembrar que quem trouxe medalhas e láureas ao nosso Ceará é muito mais gente do que os alunos daquela Universidade citada. É lamentável não abrir os portões do Centro de Convenções e manter mais de 1.000 lugares vazios.

Anônimo disse...

Tem que aparecer mesmo!!!!!!!

Sobral em Revista disse...

Queria me solidarizar com a Gabriela... isso é uma vergonha.
Cconhecendo de perto o governador Cid Gomes afirmo sem medo de errar que ele vai ficar muito p. quando souber desse fato... espero que o relato da Gabriela chegue até a ele na integra e com as fotos... no minimo vai ter "autoridade" levando uns puxões de orelha bem ao estilo Cid

Rubens Lima

Anônimo disse...

Muito legal a denuncia da estudante. Isto é um absurdo. Aliás, este Secretário de Esporte do Estado deveria primeiro aprender a falar português. Fala errado que dá é raiva.Sou testemunha. E este da Prefeitura... ninguém sabe quem é.
Qual é a politica publica para o esporte no Ceará?Resposta: NENHUMA!!!Este Ferucio (ou seja lá que nome tenha) é um socialite que gosta muito de parecer em coluna, e somente isto.

Anônimo disse...

Infelizmente só tem patrocinio para eventos esportivos para os amigos do rei da secretaria de esportes, é só a imprensa investigar, e quanto as fotos dos secretarios nisto eles são competentes,olhe o site da secretaria

Kelsen Bravos disse...

O caso relatado é muito grave, gravíssimo! Merece uma resposta pública do Estado e do Município, afinal não pagamos impostos para nos sujeitar aos azeites de uma instituição privada.

Não aceitaremos nossos impostos sejam envidados para fins particulares. Isso é, no mínimo, perdularismo com dinheiro público.

Anônimo disse...

Parabéns, Gabi, pela coragem de denunciar este absurdo. Se todos seguissem seu exemplo, talvez esses políticos chinfrim do Ceará tivessem um pouco mais de cuidado (vergonha seria pedir demais, né?).

Mas é nisso que dá. Um governo que se elege sem nenhuma proposta concreta, que tenta enganar a população com um amontoado de peças de Mktg na campanha eleitoral, não podia ser ou agir diferente. Amadorismo, improvisação, empulhação e muita demagogia é só o que resta pra oferecer à população que bestamente acreditou neles. Vamos torcer para que esses dois anos que restam passem rápido. Tão rápido que não dê tempo fazer muito estrago nos recursos públicos, no dinheiro do povo que eles tanto desprezam.

Mas fico feliz com sua manifestação. Tá na hora de os universitários se manifestarem assim, por causas locais, cobrando compostura e decoro de nossos governantes. A gente tem uma voz na Assembléia: Heitor Férrer. Que tal usá-la?

Parabéns! Assino embaixo.

Carol

Anônimo disse...

Marmota é pouco para definir o ocorrido, Eliomar. Seria realmente muito interessante se alguém da organização aparecesse para dar uma boa explicação sobre o ocorrido. Também vi os anúncios sobre a palestra e, pelo que recordo, não havia "pré-requisito" para assisti-la. Que o incetivo ao esporte é pouco, isso não é novidade, mas isso chega a ser constrangedor até para os mais parcos níveis de politicagem.

Anônimo disse...

que doidice meu irmão!!se acontecesse comigo seria o maior BO!!

Anônimo disse...

O que eu acho é que alguns alunos de Faculdades Publicas se acham donos de todo o Direito do mundo. Eu trabalho o dia todo para pagar a Unifor e acho injusto que muitos que tem condições maiores que as minhas passem 4 anos na Universidade Publica e não contribuam com o País. Creio que existe muito sentimento de inferioridade desse povo.

Anônimo disse...

E alguém acreduta que alguma autoridade irá se manifestar em relação a tamanha desfaçatez? De minha parte não acredito.

Anônimo disse...

Esse Roiberto Gomes faz parte de um gruypelho que se intitulam o farol da humanidade, mas não passa de um esquerditóide deslumbrado com o poder. Da esquerda mesmo só lembra do tempo dos discursos enrolados e enroladores.

Anônimo disse...

Em um estado e um município cuja política é totalmente desprovida da salutar figura da oposição, tudo pode ser feito com o dinheiro público quando e como der na telha.

Quem vai reclamar, denunciar, investigar?

Quando todos banqueteiam-se da mesma mesa, seja com o filé ou com as migalhas, a dor de barriga é a mesma, com o perdão da desagradável comparação.

A imprensa? Tadinha da imprensa livre, tem que pagar contas no fim do mês...

Ismael Luiz disse...

MAIS UMA PIADA DESSE FERRÚCIO FEITOSA.SERÁ QUE,COM UM ABACAXI PENDURADO NO PESCOÇO,ELE NÃO APARECERIA MAIS?

Anônimo disse...

Nossos Governantes ali citados, na "Queixa-Denúncia" da garota Gabriela, devem apurar o Fato com diligência, responsabilidade, altivez, transparência, zêlo e impessoalidade no gasto do erário, apresentando urgente, um "Relatório Oficial do Episódio" a Sociedade do que vislumbra-se ser um absurdo, devendo inclusive, se for o caso, apurar as devidas responsabilidades. Com a palavra o Governador e Prefeita.

Anônimo disse...

Qual a novidade até agora na secretaria do esporte do governo do estado do ceará?
O que de novo fez esse secretario?
Agora aparecer em tv e jornal é com ele mesmo principalmente em certa coluna de esporte do jornal O Povo.

Anônimo disse...

Parabéns, Gabriela! Interessante seria ouvir a própria atleta sobre o assunto.