domingo, 25 de janeiro de 2009

AGRESSÃO A JORNALISTAS: NOTA DA FENAJ E DO SINDJORCE

"A Federação Nacional dos Jornalistas - FENAJ e o Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Ceará - SINDJORCE repudiam de forma veemente a agressão praticada pelo capitão da PM Francisco Ednei Pereira dos Santos e pelo sargento do COTAM J. Lopes, respectivamente, contra Weber Assis e profissionais de comunicação. É condenável que representantes do Estado, que deveriam dar exemplo de respeito aos direitos individuais e coletivos, abusem de seu poder para investir contra cidadãos, entre eles jornalistas no exercício da profissão. A FENAJ e o SINDJORCE exigem que a Secretaria de Segurança Pública do Estado do Ceará apure o caso, puna cor rigor os responsáveis e ressarça prejuízos eventualmente causados aos jornalistas e empresas de comunicação como forma de desestimular esse tipo de comportamento por parte daqueles que são remunerados pelos cidadãos de bem para garantir segurança pública de qualidade à sociedade cearense.

FENAJ e SINDJORCE"

VAMOS NÓS

É imprescindível que a Polícia, como um órgão público a serviço do cidadão, aprenda a lidar melhor com a ação fiscalizadora da imprensa. Fazer oba-oba com prisão de assaltante é fácil. Difícil é receber críticas de peito aberto e, principalmente, corrigir o que foi apontado de errado. (RM)

13 comentários:

Anônimo disse...

BMW ? Vixe! Não é pra qualquer um.

Anônimo disse...

A imprensa não tem o que reclamar da polícia. Afinal, reservam duas horas por dia em suas programações para mostrar as "grandes" operações feitas por ela. Tem jornalista que é uma verdadeira marionete. Basta uma ligação, que já sai correndo para cobrir qualquer besteira que os "amigos" policiais pedem. Mas, quando eles não precisam da imprensa, é isso aí que fazem. Mas o pior é que ninguém aprende!!!!!

Anônimo disse...

sorte do motorista do caminhão que tinha um repórter por perto, caso contrário teria sido preso por desacato a autoridade por ter dado uma cabeçada no punho cerrado do capitão.

Anônimo disse...

Como pode um capitão PM possuir uma BMW??????

Ismael Luiz disse...

LEIO QUE O MOTORISTA ENVOLVIDO,RESOLVEU NÃO REGISTRAR BOLETIM DE OCORRÊNCIA,CONTRA O CAPITÃO.SERIA O MEDO DE REPRESÁLIA?

Anônimo disse...

Será que capitão da meganha pode ter BMW?O comando da policia militar(em minuscula mesmo) deveria começar a apurar por aí.É bom que se registre que nos últimos tempos uma série de acontecimentos envolvendo ações violentas da policia contra cidadãos comuns vem ocorrendo sem que ninguem venha a publico dizer das providencias tomadas.Qualquer coisa que acontece vem um superior e diz que"vai abrir um boletim de ocorrencia"Enquanto isso o fumo vai entrando...A gente pode confiar numa policia que atira em turistas "por engano"?É confiável uma policia onde existem desequilibrados praticando a chamada Roleta Russa? A gente pode confiar numa policia que mata nas portas de hospitais?Aliás um anonimo disse em comentário neste Blog que existem jornalistas marionétes da policia.É verdade.Assistam os programas policiais de nossa televisão e vejam os elogios aos cabos sargentos e oficiais de maneira desmesurada..Trata-se de uma vergonha e um cancro em nossa sociedade que não é combatido pelo próprio secretário gravatinha que só sabe prender bicheiros.Olha secretário manda ver se o capitão tem renda prum BMW ou se ele recebeu como propina.Aproveite e faça uma devassa na PM pois o buraco negro é alí mesmo e não lá embaixo!!

Anônimo disse...

O Prof.Othoniel tem razão de sobra!!Não é compreensivel um Secretário de Segurança deixar passar em branco tantos desmandos dentro da própria policia...Como pode um orgão de segurança merecer respeito quando seus agentes são os maiores infratores?Como pode o Secretario de Segurança combater a transgressão sem que seus homens sejam paradigmas de dignidade?Pode o sujo falar do mal lavado?Um capitão dirigindo uma BMW? Que é que é isso?E ainda desafiar a todos e ficar na impunidade?Ou o dr. secretario toma umas providencias ou estará passando um recibo de que é partidário da grande mancha de nossa sociedade que é a policia militar do ceará(em minuscula mesmo não é professor?)O Governador deveria era tomar uma iniciativa identica a tomada há alguns anos no Estado do Amazonas, quando o governador de lá acabou com a policia demitindo todo mundo e começando tudo de novo...Pode ser que assim as coisas endireitem por aqui.

Anônimo disse...

Taí Prof. Othoniel gostei!!!O gravatinha anda preocupado com os bicheiros e deixa a policia correr frouxo!!
Aliás é muito esquisito um capitãozinho possuir uma BMW.Das duas uma: ou nasceu em berço de ouro e resolveu sentar praça na meganha ou então ganhou na mega sena.Com o salario de capitão o máximo que ele pode comprar é um Mille em 60 meses!

Anônimo disse...

O capitão ai deve ser bem abonado!!Desfilar em BMW Ki chique!!Vai ver ele ganhou numa rifa

Anônimo disse...

Mais uma vez chego a conclusão de que o Sindicato de Jornalistas só serve prá dar nota de solidariedade quando qualquer jornalista apanha.A direção do SINDJORCE deveria aproveitar a oportunidade e fazer uma campanha para que o Governador Cid Gomes ordene uma devassa completa na Policia Militar do Ceará.É muito estranho um capitão de policia andar de BMW desafiando as leis..

Anônimo disse...

PERGUNTAS QUE NÃO QUEREM CALAR.... Quanto custa uma BMW importada? Qual é o ano desse veículo? O POVO deu o número das placas... será que o referido Capitão é o verdadeiro proprietário? Por que esse capitão está de licença médica, conforme diz o Comando, conforme jornal? Que doença é essa? Estaria fazendo "bico" e bateu no carro do patrão? Se isso for assim, quem é o patrão?
A reação do capitão pode ter outros por quês?

Anônimo disse...

Todas as perguntas anteriores são válidas, e ainda:

o fato de o motorista não registrar BO não conduz à conclusão de que o fato não deve ser apurado. Se houve abuso de autoridade, o crime é de Ação Penal Pública, ou seja, deve ser apurado pelo Ministério Público independentemente de a vítima querer ou não.

Queremos ver a apuração destes fatos, e que todas as perguntas sejam respondidas, a posse em um concurso público não é cheque em branco dado pelo cidadão.

Anônimo disse...

... quando a revista veja publicou a "farra" das bandas de forró contratadas, SEM LICITAÇÃO, pelo governo do estado, o governador declarou (só da boca pra fora) que processaria a revista. o que aconteceu logo depois??? tchan, tchan, tchan,tchan... começou a pagar, com o nosso dinheiro, o silêncio da revista pagando todas as semanas, durante vários meses, propaganda do que não existe em páginas duplas (coisa inédita nos governos do estado até aqui, aliás esse governo gosta dum ineditismo... vide as viagens internacionais em jatos fretados com o nosso dinheiro). Como o governador deu o exemplo (só da boca pra fora) seus subordinados também se acham no direito de ameaçar a imprensa com as armas (sem trocadilho) que têm às mãos.