segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

MORALES VENCE REFERENDO E PREGA UNIDADE




"Com vitória por maioria do "sim" no referendo para aprovar a nova Constituição, o presidente da Bolívia, Evo Morales, comemorou a "refundação da Bolívia" e convocou todos os cidadãos à unidade para aplicar a Carta Magna.

Pesquisas de boca de urna divulgadas até a madrugada desta segunda-feira apontam para vitória do "sim" com entre 56% e 65% dos votos, enquanto o "não" tem entre 35% e 44%. A contagem, feita pelas redes de TV locais, é feita com dados oficiais recolhidos nos centros de votação, já que os resultados oficiais só devem ser divulgados nos próximos dias pela Corte Nacional Eleitoral.

Com a aprovação da nova Constituição, a Bolívia realizará eleições presidenciais em dezembro com permissão para Morales se candidatar a um novo mandato de cinco anos.

"Aqui começa a nova Bolívia, a igualdade e a dignificação dos bolivianos", disse Morales perante a multidão que se reuniu na Praça Murillo de La Paz para celebrar a aprovação da nova Constituição.

Além da nova Constituição, os bolivianos foram consultados sobre uma questão rural. A população aprovou com 79% dos votos --também segundo pesquisas de boca-de-urna-- a limitação da venda de terras a 5.000 hectares para cada proprietário rural.

O presidente Morales, que foi ratificado no cargo em referendo em agosto do ano passado com 67% de aprovação, afirmou que espera conseguir mais de 70% dos votos. Caso não supere essa marca, o presidente pode mostrar à oposição que vem perdendo apoio popular, dizem analistas políticos bolivianos."

(Folha Online)

2 comentários:

Ismael Luiz disse...

Pronto.Agora,só falta o Lula.

Anônimo disse...

Esses direitistas cegos ainda falam que não há democracia na Bolívia e na Venezuela. Ora, ora,são os únicos países que submetem seus mandatários a uma confirmação da confiança do eleitorado no correr do mandato. Evo venceu a eleição; venceu o referendo reafirmando o mandato; venceu agora esse referendo.