Ao discursar nesta quinta-feira, durante ato de posse do novo presidente do Tribunal de Justiça do Ceará, o desembargador Ernani Barreira, o presidente da OAB-CE, Hélio Leitão, cobrou ações efetivas e rápidas da nova gestão do Poder Judiciário cearense. Leitão apelou para que Barreira combata a morosidade processual, qualificada por ele de câncer da Justiça.
"Há um consenso social quanto a que o Poder Judiciário não tem dado resposta às demandas com a velocidade e eficiência que, nestes tempos de informação em tempo real, a sociedade exige", reclamou. Ele cobrou melhoria nos equipamentos e mais concurso público para a contratação de mais servidores para o Poder Judiciário.
Outra cobrança feita por Hélio Leitão, na presença do governador Cid Gomes, da prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins (PT), e de um auditório lotado do Palácio da Justiça, o pagamento de precatórios.
"A Justiça tem de fazer valer a força das suas decisões, sobretudo em face do Poder Público, este grande agressor da cidadania que, reiteradamente, recalcitra no cumprimento de decisões judiciais. São os malfadados precatórios talvez a sua face mais perversa", afirmou, arrancando aplausos.
2 comentários:
Aplausos ao presidente da OAB-CE. Todavia ele continua omisso em relação a questões atualíssimas que envolvem o judiciário.
Não se posicionou em relação à tentativa de troca de nome do prédio do TRT. As prontas manifestações da sociedade contribuiram para frustrar o vergonhoso ato, mas não se ouviu a voz da OAB-CE.
Qual a posição da entidade face aos habeas-corpus concedidos a bandidos de colarinho branco por Gilmar Mendes, e as críticas públicas e pressões exercidas pelo pres. do STF sobre decisões de magistrados?
E em relação à questão do pedido de extradição do italiano Batistti?
Legal o Presidente Hélio falar em Justiça ser cumprida, precatórios, etc.... Poderia aproveitar e defender também de uma decisão do STF que manda Governo do Estado implantar piso dos professores da UECe... Dois anos e ainda não foi obedecida a ordem judicial... Justiça tem força???? Com a palavra o presidente Hélio Leitão...
Prof. Mourão Cavalcante
Postar um comentário