sábado, 21 de março de 2009

ASSESSOR DE SARNEY FOI ESPIONADO POR PROTÓGENES

"O delegado Protógenes Queiroz foi indiciado na semana passada pela corregedoria da Polícia Federal por vazamento de informações sigilosas e violação da lei de interceptações telefônicas, crimes praticados durante a operação que resultou na prisão e na condenação do ex-banqueiro Daniel Dantas. Durante um ano e meio, o delegado comandou uma ousada máquina de espionagem clandestina contra políticos, jornalistas, advogados e autoridades – como demonstram documentos apreendidos em seu computador pessoal –, entre as quais figuras notórias da República, como os ministros Mangabeira Unger e Dilma Rousseff, além do presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Gilmar Mendes.
Em depoimento à CPI dos Grampos, o corregedor Amaro Ferreira também confirmou a participação ilegal de arapongas da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) em ações de espionagem e disse aos parlamentares que há suspeitas do uso de grampos clandestinos no curso da operação. A comprovação ainda depende de perícia do material apreendido. Cada novo documento analisado consolida a bisbilhotagem desmedida patrocinada pela equipe do delegado. Em Brasília, Fernando César Mesquita, assessor do presidente do Congresso, senador José Sarney, foi espionado durante mais de um mês.
(...) A ação dos espiões da Abin contra o assessor de Sarney foi descoberta por meio de um relatório de cinco páginas encontrado no computador do delegado. Aparentemente sem saber o que buscavam, os agentes vigiaram os passos de Mesquita, tido pela equipe de Protógenes como suspeito de alguma coisa – embora ele nunca tenha aparecido no rol dos investigados no caso do ex-banqueiro.
No documento preparado pelos espiões, porém, Mesquita é chamado de "lobista", e fotos de sua casa e de seus amigos estão anexadas ao relatório dos arapongas. Quem visitou o assessor do presidente do Congresso entre 1º de abril e 9 de maio do ano passado, o período que abrange o relatório, não escapou das lentes dos espiões e, automaticamente, acabou de uma forma ou de outra envolvido no braço clandestino da investigação. O relatório traz o nome e as imagens dos visitantes. É o caso de um almoço registrado pelos arapongas no qual estavam o presidente do Superior Tribunal de Justiça, ministro Cesar Asfor Rocha, o ministro do Tribunal de Contas Ubiratan Aguiar e o presidente do Banco do Brasil, Antonio Lima Neto. "Fernando Mesquita transita em ambientes de alto nível social e entre pessoas importantes. Seu comportamento sugere que atue como lobista político no Senado, embora sua vinculação exata à Casa não tenha sido aferida", afirma o relatório da equipe de Protógenes. Percebe-se aonde os espiões queriam chegar."



(Revista Veja)

5 comentários:

Antonio Alves de Morais disse...

Vige Maria como Protogemes tomou conhecimento de muita porcaria.

Anônimo disse...

Tá esquentando!

Anônimo disse...

Caro Eliomaar, Será mesmo que o Protógenes tem o dom divino da onisciência ? Só falta a revista Veja e cia dizer isso ! Tá na cara que a grade mídia (a serviço do capital) tenta - a todo custo - desqualificar o Delegado Protógenes, bem como o Procurador da República e o Juiz Federal responsáveis pelo caso. Faz o seguinte: porque a Globo não promove uma entrevista ao vivo (tipo roda viva), de uma hora, com o Protógenes no horário do Fantástico ? Tenho certeza que ele toparia ! Aí acabaria essa palhaçada de boatos da "grampolândia". O estranho é que a Veja nunca faz referência aos expedientes de espionagem promovidos pelo Daniel Dantas no caso envolvendo a Krow. Espionagem empresarial com uso de granpos clandestinos (pelo que se diz por aí... existem um processo judicial sobre o assunto) é lícito ? DALE PROTÓGENES, O POVO BRASILEIRO HONESTO ESTA COM VOCÊ... LUGAR DE BANDIDO DO COLARINHO BRANCO É NA CADEIA !!!

Anônimo disse...

Calma aí, camarada. O tal Proctógenes não é esse herói nacional que você quer construir não. O que ele fez com sua lambança de ilegalidades e ilícitos foi livrar a cara de Daniel Dantas. Considero até um desserviço ao Brasil. Nenhum advogado, pago a peso de ouro, conseguiria fazer mais pelo "bandido-banqueiro", como ele diz, do que esse delegado fez numa investigação eivada de delírios psicóticos e besteirol.

A ânsia pela fama desse paladino da justiça foi longe demais, grampeando até gente do governo e próximas do presidente, como Dilma Rousseff, que teve suas conversas íntimas gravadas, como a apreensão dos computadores dele revelou.

A última dele foi publicar em seu blog uma carta ao presidente Obama, pedindo a intervenção da CIA para acabar com a corrupção no Brasil e, PASMEM, sugerindo que Lula está na folha de pagamento de Daniel Dantas e atua para beneficiar uma organização criminosa. Esse é o trecho referente ao Lula na carta dele ao Obama:

"Infelizmente, não é apenas o judiciário que está no payroll do banqueiro-bandido Daniel Dantas. O próprio presidente da república, o Lula, acaba de colocar los amigos para assumir controle do Sistema Brasileiro de Inteligência (Sisbin) com um decreto no dia 19 de fevereiro de 2009, visando obstruir processos relativos à soberania da nação – aliás, uma jogada não muito distante do Patriot Act do presidente G.W. Bush que custou aos EUA um atraso que o senhor pode mensurar melhor do que ninguém. No caso em questão, 11 entidades autônomas, incluindo as forças armadas brasileiras, formavam um conselho consultivo que coordenava a Sisbin. Esse conselho foi agora substituído por um comitê de seis indivíduos amigos de Lula, todos com um passado ético extremamente questionável." aqui

Isso é bem a medida do carater desse delegado. E eu pergunto: é caso de cadeia ou de hospício? Fico com a primeira opção. Esse esperto policial já anda de braços dados com Heloísa Helena, engajado com o PSOL fazendo campanha política pelo Brasil de olho nas eleições de 2010. A meu ver, não pode ter credibilidade. Pelo menos a minha confiança ele não tem.

VEJA não faz mais do que seu papel de informar. E volto a repetir: não é por acaso que é a terceira maior revista do mundo em termos de tiragem semanal. Por isso pode ter independência para denunciar pois não faz "jornali$mo oficio$o". Tem assinantes e anunciantes.

Carol

Anônimo disse...

Eliomar,

Citei a carta catatônica de Protógenes mas ela já foi retirada de seu site. Ele deve ter levado um apertão e covardemente a retirou de mansinho.

Mas quem quiser conferir todo o texto é só ir no blog de Reinaldo Azevedo, que fez um PDF da "mardita" e disponibilizou num post ontem (21/03) com o título " O BRASIL PRECISA DISTRIBUIR DE GRAÇA CAMISA-DE-FORÇA, NÃO CAMISA-DE-VÊNUS". Lá você vai ter acesso à íntegra da carta e se deliciar com as perigosas loucuras desse delegado tosco.

Carol