quinta-feira, 19 de março de 2009

DECISÃO DA JUSTIÇA DE MANTER DEMISSÕES DA EMBRAER ESTÁ RENDENDO

"A decisão do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) de Campinas de manter as demissões na Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer) e de conceder uma indenização aos ex-funcionários de dois avisos prévios com teto de até R$ 7 mil foi criticada pelas centrais sindicais e pelos ex-trabalhadores da empresa que participaram da sessão de julgamento realizada ontem.
"A decisão do tribunal para nós foi muito importante. A empresa foi condenada e foi declarada abusiva a ação que ela praticou contra os trabalhadores, no entanto [a decisão] ainda não contemplou aquilo que nós queríamos: os trabalhadores não foram reintegrados", disse José Maria de Almeida, coordenador da Conlutas.
Além da indenização de dois avisos prévios, os desembargadores determinaram que a Embraer terá de dar preferência aos funcionários demitidos quando fizer novas contratações no prazo de dois anos, além de ter de pagar assistência médica por um ano à família dos ex-empregados. Também foi decidido que as demissões só serão efetivadas a partir do dia 13 de março, prazo em que expirou a medida do próprio tribunal que suspendia as demissões na empresa.
O presidente do TRT de Campinas, Luís Carlos Cândido Martins Sotero da Silva, que presidiu o julgamento mas não manifestou seu voto, considerou a decisão justa, prudente e equilibrada. "Entendo corretíssima a decisão", afirmou."

(Agência Brasil)

Nenhum comentário: