quinta-feira, 19 de março de 2009

GOVERNO CORTA ORÇAMENTO , REDUZ SUPERÁVIT E PREVÊ PIB DE 2%

"O governo federal anunciou nesta quinta-feira um corte de R$ 21,6 bilhões no Orçamento de 2009. O contingenciamento de recursos é uma das medidas anunciadas para enfrentar a queda de arrecadação de impostos provocada pela crise econômica. Com menos dinheiro em caixa, haverá também uma redução informal na economia feita para pagar os juros da dívida (o chamado superávit primário). Oficialmente, está mantida a meta de 3,8% do PIB (Produto Interno Bruto, soma das riquezas produzidas no país). Na prática, no entanto, haverá uma redução de 0,5 ponto percentual, para 3,3% do PIB.
A diferença virá do PPI (Projeto Piloto de Investimentos), um mecanismo criado em 2005 --e nunca utilizado antes-- que permite descontar do superávit os gastos com obras de infraestrutura. O PPI representa uma folga de R$ 15,5 bilhões para o governo (0,5% do PIB).
"Estamos nos programando para utilizar esse meio ponto do PPI. Isso está explicitamente colocado aqui", disse o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo. "Nos anos anteriores, que tivemos uma receita boa, optamos por não utilizar."

(Folha Online)

Nenhum comentário: