quarta-feira, 18 de março de 2009
OBRA DO POLO DA AVENIDA SARGENTO HERMÍNIO PAROU: MUITA CHUVA E POUCO DINHEIRO
Só entulho no local.
De Aguinaldo Aguiar, do Movimento Pó-Revitaliação do Polo de Lazer da Avenida Sargento Hermínio, recebemos a seguinte mensagem, em tom de denúncia e desbafo. O fato envolve uma obra parada no bairro Monte Castelo e que será tema de reunião, a partir das 19 horas desta quarta-feira, na Escola Creuza do Carmo Rocha. Confira:
Caro Eliomar de lima,
Passados quatro meses após o fim do prazo para a conclusão das obras de construção do anfiteatro e reforma do pólo de lazer da avenida Sargento Hermínio, mais uma batalha da luta em defesa de uma das últimas áreas verdes da Região Oeste da cidade se aproxima: no início da semana passada a construtora encarregada dos trabalhos desmontou o canteiro da obra que já estava parada desde o final do ano passado, alegando falta de pagamento. A população reclama dos transtornos causados e agora está preocupada com os boatos de que a prefeitura, além de não pagar a empresa, abandonou tudo pelo meio do caminho o que pode tornar o local ainda mais perigoso e degradado. O pedreiro Raimundo Nonato Nobre, morador do bairro Ellery e freqüentador assíduo do local há mais de vinte anos, diz que muitas pessoas deixaram de fazer caminhada e visitar o pólo devido os transtornos causados pela suspensão dos trabalhos.
Segundo Paulo Santos, chefe do distrito de infra-estrutura da Regional 1, o motivo da paralisação é que a construtora não enviou as medições dentro dos prazos e por essa razão não recebeu o pagamento. Segundo ele, está sendo feito um aditivo de serviço, mas não soube precisar quando será publicado no Diário Oficial do Município. No entanto, assegurou que a obra será reiniciada até o mês de junho próximo. Isso se não tiver chovendo, pois Santos também alegou que outro motivo da demora é que o período chuvoso torna o local muito perigoso para os operários devido ao risco de queda de raios, já que há uma grande concentração de árvores. Por telefone, conversei com o sr. Adelmo Carvalho, um dos proprietários da empresa Proserv construções, responsável pela obra. Ele confirmou que o projeto realmente foi modificado e a Regional 1 precisa readequar a planilha de custos.
Apesar dessa pendência, o empresário assegurou que a paralisação ocorreu pela falta de pagamento pois a primeira medição, no valor de R$ 61.219,00, foi dada entrada na prefeitura no dia 29/08/2008 e a empresa ainda não recebeu nada. Sobre a desmontagem do canteiro de obras, o construtor disse que fica difícil para a empresa manter um vigia por tanto tempo, já que o trabalho estava previsto pra ser feito em 90 dias e já se passaram sete meses. Ele assegurou que a empresa tem todo interesse em continuar a construção e espera que tanto a questão técnica do projeto como o repasse do pagamento seja resolvido para que o trabalho seja retomado.A obra, que foi fruto de uma luta dos moradores e usuários da área verde, foi aprovada do Orçamento Participativo de Fortaleza no ano de 2006. O início aconteceu no dia 11 de agosto de 2008 e a previsão – que está na placa – era concluir três meses depois.
O projeto, no valor total R$ 251.898,92, prevê, além da construção do anfiteatro, uma reforma geral do espaço e a construção de novos equipamentos como uma ilha com brinquedos infantis, ilha com equipamentos para ginástica, construção de duas quadras de areia, colocação de mais bancos, além do reforço e implantação de nova iluminação. O Movimento pela Revitalização do Pólo de Lazer, representantes de entidades populares da região e usuários da área verde fará um encontro nesta quarta-feira, às 19 horas, na escola Creuza do Carmo Rocha, para debater e aprovar uma programação que tem como objetivo cobrar o retorno dos trabalhos de reforma do local e também ações para garantir a criação e delimitação do parque que agora tem o nome oficial de Valdo Pessoa. A escola fica na avenida Sargento Hermínio, em frente ao pólo de lazer.
Sem mais,
Aguinaldo Aguiar
Movimeto Pró-Revitalização do Polo de Lazer da Avenida Sargento Hrmínio.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Esta história mal contada das obras de reforma do Pólo de Lazer da Avenida Sargento Hermínio é na realidade uma pouca vergonha. Durante quase três anos, a Regional I, capitaneada pelo então Secretário Mariano de Freitas/ PCdoB enganou a população com promessas de revitalizaria o Pólo de Lazer. Tentou de tudo para destruir o que lá existia em termos de equipamento público instalado ainda nos idos de 1979, na Gestão Lúcio Alcantara. E conseguiu. A troco de nada, só para provar que podia. A atual gestão da Secretaria segue no mesmo rumo de promessas e enrolações. É revoltante este estado de coisas.
Caro Aguinaldo Aguiar
Movimento Pró-Revitalização do Polo de Lazer da Avenida Sargento Hermínio. Este povo da Regional não vai fazar absolutamente nada. Além da demonstrada incompetencia administrativa eles agem de ma fé para as demandas da população. Duvido que a Secretaria Ana Lúcia/ PCdoB responda as colocações que estou fazendo aqui neste blog.
Postar um comentário