segunda-feira, 1 de outubro de 2007

CGU DETECTA IRREGULARIDADES NA GESTÃO DO SISTEMA S

Relatório da Controladoria Geral da União (CGU), com base em 370 ações fiscais realizadas no Sistema S (envolve, por exemplo, Sesi, Seni e Sesc), mostra que praticamente 90% das entidades não conseguem passar no pente-fino do órgão de controle. O levantamento, obtido pela Folha, detalha as auditorias feitas em 172 unidades do sistema, das quais só 21 tiveram suas contas consideradas regulares.
Em três unidades do sistema, a CGU conclui que houve gestão irregular, enquanto em outras 148 foram constatados problemas e a fiscalização indicou ressalvas na avaliação das contas. O sistema é composto por nove entidades bancadas a partir de recursos da folha de salário das empresas.
No diagnóstico da controladoria, as principais falhas estão localizadas nas compras de produtos e serviços e na contratação de pessoal -"conseqüência de controles internos administrativos deficientes".
A partir de denúncias encaminhadas à CGU, as auditorias também confirmaram irregularidades no gerenciamento dos recursos em quatro unidades do Sistema S. Nelas, os auditores apuraram sobrepreço em contratos de obras e serviços e conflitos de interesse em licitações. Havia casos em que o contratante era sócio na empresa contratada."

Curiosidade - Como anda a gestão do Sistema S por aqui mesmo, hein? Quem comanda por aqui é o presidente da Fecomércio, Luiz Gastão, por sinal secretário-geral do PPS.
(Assinante da Folha leia mais)

Nenhum comentário: