"O candidato de oposição ganhou ontem as eleições presidenciais de Taiwan com a promessa de estreitar os laços econômicos da ilha com a China, depois de oito anos de uma política de confrontação com o governo de Pequim promovida pelo atual presidente taiwanês, Chen Shui-bian.Ma Ying-jeou, do Partido Nacionalista (Kuomintang), venceu a disputa com 58% dos votos, contra 42% de seu adversário, Frank Hsieh, do governista Partido Democrático Progressista. Dos 17 milhões de eleitores, 75% compareceram às urnas, índice considerado alto.''As pessoas querem um governo limpo em vez de um corrupto'', afirmou Ma logo após a divulgação do resultado. ''Elas querem uma boa economia. Não querem brigas políticas. Querem paz no Estreito de Taiwan, não guerra.'' No discurso de vitória, ele pediu que a China pare de apontar mísseis para a ilha antes que os dois lados possam negociar um acordo de paz. ''Antes que possamos falar de paz, é preciso remover a ameaça.''
Em janeiro, o Kuomintang já havia conseguido uma avassaladora vitória nas eleições legislativas, o que dará ao futuro presidente uma maioria tranqüila no Parlamento.Os dois referendos que decidiriam se Taiwan deve ou não pleitear uma cadeira na ONU fracassaram porque não atingiram o quórum mínimo de eleitores exigido pela legislação. Mas a maioria esmagadora dos 36% de eleitores que se manifestaram sobre o tema se declarou a favor da presença de Taiwan na ONU, o que, se ocorresse, levaria à independência formal da ilha em relação à China. A aprovação dos referendos era vista como inaceitável por Pequim, que ameaça ir à guerra caso Taiwan declare independência.
(Agência Estado)
VAMOS NÓS - Somos a favor da independência de Taiwan ou de qualquer outro povo. Jamais o jugo, a escravidão. No mundo em que vivemos, globalizado, todos acabamos dependentes uns dos outros.
domingo, 23 de março de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Gosto quando venho aqui, e sempre tem alguma coisa nova.
Agora, Eliomar, qual a sua posição sobre Taiwan?
Abraço.
Postar um comentário