quinta-feira, 9 de outubro de 2008

JESUALDO TOMARÁ POSSE COMO REITOR DA UFC CRIANDO TRÊS SECRETARIAS


Jesualdo e o reitor interino Luís Carlos Saunders.

O professor Jesualdo Farias tomará posse no cargo de reitor da Universidade Federal do Ceará durante solenidade marcada para as 15 horas desta quinta-feira, no auditório do Ministério da Educação, em Brasília. A solenidade contará com a participação de uma caravana formada por cerca de 40 convidados do Estado e parlamentares federais. Jesualdo foi eleito em consulta com 89% dos votos da comunidade universitária e ratificado por Lula semana passada.

O novo reitor da UFC promete tocar o programa de expansão da Instituição no Interior e reforçar a presença da universidade na sociedade cearense. Baseado nisso, vai criar três secretarias ligadas diretamente ao seu gabinete: Meio Ambiente, Tecnologia da Informação e Inclusão Social.

Com Jesualdo, que estava respondendo antes da sua nomeação pelas funções de reitor em razão da morte de Ícaro Moreira, embarcou com o reitor em exercícoio, Luís Carlos Saunders. No próximo dia 23 , na concha acústica da Instituição, Saunders transmitirá o cargo para Jesualdo.

CID NÃO VAI MAIS - Por causa de agenda cheia, o governador Cid Gomes (PSB) não participará do ato de posse do novo reitor da UFC. O vice-governador Francisco Pinheiro (PT), que é professor licenciado dessa Instituição, vai representá-lo na cerimônia, informa para o Blog a assessoria de imprensa do Palácio Iracema.

(Foto - Paulo Moska)

5 comentários:

Anônimo disse...

Muito boa a decisão de criação de uma "Secretaria do Meio Ambiente" na UFC. Pois de imediato, já existem dois grandes problemas para resolver:

1) O apoio da "UFC" à siderúrgica e às termelétricas do Pecém. A página web da UFC vem divulgando esse apoio, mas na verdade, as instâncias universitárias não debateram o tema. No máximo, pode haver o apoio do gabinete do Reitor, ou do próprio Reitor e, ainda assim, ela vai sofrer cobrança por parte do corpo docente, talvez discente também, e da sociedade, sobretudo do movimento ecológico.

2) A construção do prédio do novo Instituto de Cultura e Arte da UFC na Casa José de Alencar, correndo o risco de descaracterizar um importante patrimônio cultural do Estado, além de ocupar uma não menos importante área verde da cidade de Fortaleza.

Vamos solicitar brevemente uma audiência ao Magnífico Reitor, esperando encontrar boas soluções para os dois casos!

Anônimo disse...

O reitor nessa foto deve estar dizendo: Meu papai!

Anônimo disse...

O assunto ICA- Instituto de Cultura e Arte - a ser instalado no parque Alagadiço Novo,onde se localiza a Casa de José de Alencar , já foi debatido em audiência no auditorio da Reitoria. A sra. vanda Claudino não deve ter sido informada. Além do mais, o IPHAN deu parecer prévio favorável, e ela, certamente, deve conhecer a seriedade do trabalho deste Instituto.

Anônimo disse...

Prezado anônimo, somos contrários à construção do ICA na casa José de Alencar! Há tanto espaço no campus do Pici! O campus está inclusive sendo vez ou outra 'invadido', essa seria a oportunidade de ocupá-lo com utilidade, e não descaracterizar uma área verde e patrimônio cultural. O senhor aceita opinião contrária? E não estamos sozinho(a)s, veja aí o pedido de demissão da administradora da Casa José de Alencar. E até no IPHAN, há muita resistência! Por isso, parabenizamos a reitoria pela criação da Secretaria do Meio Ambiente - faz-se realmente necessário aumentar a cultura ambiental da UFC. E quanto à siderúrgica, o senhor pode "confirmar" audiência pública também??). Um abraço.

Anônimo disse...

A profª Vanda Claudino levantou duas questões importantes: a primeira é a necessidade de buscar um uso público adequado, às áreas hoje não utilizadas no Campus do Pici, o que em análise restrita ao caso, seria de grande valia, um equipamento dessa natureza no referido campus. O segundo ponto é a necessidade de se debater de forma mais aprofundada, o passivo ambiental dos grandes projetos “estratégicos” em implementação ou em via de implementação. Espaço para debates dessa natureza infelizmente são raros em nosso estado. Uma secretaria de meio ambiente na UFC é sem dúvida uma oportunidade de ampliação de espaços de debate.