quinta-feira, 9 de outubro de 2008

PRESIDENTE DO PDT CULPA MARKETING DESASTROSO POR DERROTA DE PATRÍCIA SABOYA


"O presidente regional do PDT, André Figueiredo, afirmou que um dos fatores que levaram à derrota da candidata do partido à Prefeitura de Fortaleza, senadora Patrícia Saboya, foi a estratégia de marketing "desastrosa" adotada pela equipe da candidata. Ele qualificou o desempenho da pedetista como "razoável, porque a legenda não contava com votação expressiva desde o tempo em que postulou a Prefeitura com Edson Silva (em 1988)", mas reclamou: "Poderíamos ter ido mais além". André Figueiredo desabafou: "O que tinha a então candidata Luizianne Lins (PT) com estratégia de marketing perfeita, tinha a nossa absolutamente equivocada e desastrada. Não havia entendimento, não havia compreensão, não havia diálogo e foi tudo tirado da cabeça de uma só pessoa". Ele não quis falar em nomes, mas disse que tudo era planejado pelo "publicitário" da campanha. Nessa área, atuou o cunhado do deputado federal Ciro Gomes (PSB), Einhardt Jácome, casado com Lia Gomes que, na propaganda gratuita, também pediu votos. Einhardt recebeu com tranqüilidade as críticas do presidente do partido cuja campanha conduziu.
"É um direito inalienável dele (André Figueiredo) pensar o que quiser". O marqueteiro da campanha de Patrícia disse que recorda de alguns momentos, durante a campanha, em que André - que é dirigente do Ceará Sporting Club - reclamou das cores usadas na campanha, dizendo que remetiam ao time do Fortaleza. "Essa era uma reclamação dele, que gostava mais do Ceará". Einhardt declarou não ter certeza de ser este o motivo pelo qual Figueiredo criticou a estratégia de marketing, mas qualificou como "bobagem" o posicionamento do dirigente pedetista. "Não é assim que se avaliza uma campanha. Nós temos que reconhecer quando perdemos". André Figueiredo foi indagado também sobre a participação de Ciro Gomes (PSB) - e suas críticas à prefeita Luizianne - na campanha de Patrícia: "O Ciro não atrapalhou. Ele teve votação expressiva em Fortaleza e ajudou". O parlamentar chegou a qualificar Fortaleza como "um puteiro a céu aberto" - referindo-se à questão da prostituição - e definiu as ações de Luizianne como práticas "fascistas", em função da forma como utilizou as imagens de Lula. No decorrer da campanha, o PT conseguiu proibir a exibição das imagens de Ciro - cujo partido, o PSB, apoiou Luizianne - na propaganda da pedetista.
MÁQUINAS
André Figueiredo afirmou que, além desses fatores, houve um outro problema: o PDT enfrentou uma "máquina poderosíssima, que tinha apóio do governo estadual, municipal e a maior parte do governo federal". Mas Figueiredo não dispensou certa ironia, ao comentar a vitória em 1º turno de Luizianne Lins, pois parabenizou o publicitário Duda Mendonça, o marqueteiro da petista.
"Eu considero o grande vitorioso o senhor Duda Mendonça, que conseguiu transformar, em dois meses, uma gestão desastrada numa espécie de perfeição fictícia". Até comparou: "Virou o Midas da eleição", disse, em referência a personagem da Mitologia Grega que transformava em ouro tudo o que tocava. Apesar do desempenho "regular" em Fortaleza, o presidente do PDT informou que o partido saiu fortalecido no Estado, pois conseguiu eleger um prefeito, seis vice-prefeitos e, apesar da derrota do vereador Márcio Lopes, manteve duas cadeiras na Câmara Municipal da Capital."

(Jornal O POVO)

15 comentários:

Anônimo disse...

Que moral tem o André Figueiredo para falar em marketing? Ele não é do ramo e quando foi presidente do Ceará deixou ali um marketing desastroso, que quase acaba com nosso clube. Vá pra lá, André!

Célio Ferreira Facó disse...

Sobejo exemplo do que NÃO deve fazer um partido deu-nos o PDT.

Para a eleição na Cidade, reuniram-se uns representantezinhos locais, sem povo, sem urna, sem nada, e deliberaram escolher um candidatozinho da sua conveniência. Desrespeito a Heitor Férrer. Desrespeito aos fortalezenses, principais interessados. Para assegurar-se a conveniência do apoio de Tasso Jereissati e da aliança com o PSDB, quis o grupelho dirigente às pressas, pavimentar o caminho para a candidatura da “brasiliense” Patrícia Saboya. Marcou uma pré-convenção para “escolhê-la” oficialmente.

Já se viu que o partido pratica velhos métodos da politicagem: o de FABRICAR candidatos em conciliábulos, quase às escondidas. Disciplinado, não quis reagir Heitor Férrer ante esse casuísmo. Homem público atuante, bem conhecido, não raro sua voz na Assembléia Legislativa é a do dever e a do bom senso, livrando-a da omissão. Era, seria o candidato mais natural. Os métodos do PDT é que são, como se viu, nada representativos da democracia partidária; desonram a memória de Leonel Brizola.

José Sales disse...

O Presidente do PDT, André Figueredo está corretissimo em sua análise. O que deveria ser apresentado como um Programa de Governo INOVADOR da candidata Patricia Saboya não apareceu em nenhum momento da campanha. Nenhuma proposta significativa foi apresentada. Tudo ficou em torno da trajetória da candidata Patrícia Saboya, desde Sobral até Fortaleza, como se isto tivesse algum significado para a disputa local, desta imensa cidade cheia de problemas e demandas. Ou nas "reclamações"/ "denuncias" que podiam ser feitas contra a Prefeita Luizianne Lins. Perdeu-se uma ótima oportunidade de discutir a visão de futuro e o próprio futuro da cidade de Fortaleza. Como arremedo e proposta só as tais pracinhas de Saúde, quando a inventário histórico do PDT, composto por Leonel Brizola, Darcy Ribeiro, Cristovão Buarque nem chegou a ser lembrado por marketing, em nenhum de seus pontos. Foi realmente um esforço perdido. Por outro lado, o que poderia ser contribuição da parte do PSDB se resumiu a nada de nada.Tudo se passou como se não tivessemos história. Enquanto isto a campanha de Luizianne Lins foi modelar, ao transformar promessas em conteúdos e este conteúdos em realizações, mesmo que virtuais. Tudo muito profissioanal e de acordo com os manuais.

José Sales disse...

Não se trata de "moral" meu caro Guilherme Bastos, mas de uma análise dos fatos e seus resultados.

Anônimo disse...

É a velha desculpa do Jacú, o que faltou mesmo foi VOTO, que vocês não tem.

Anônimo disse...

O PDT errou ao não indicar Heito Ferrer como candidato. A história poderia estar sendo contada em segundo capítulo agora.

Anônimo disse...

Causas da desastrosa derrota de Patrícia: 1. A própria candidata, sem programa, sem nada para mostrar, sem carisma, distilando veneno prá todo lado; 2. A inexpressividade dos partidos que a apoiaram (PDT/PSDB elegeram apenas 3 vereadores); 3. As manifestações do Dep. Ciro Gomes contra Luizianne (o Adail foi nessa direção e obteve apenas 0,41%dos votos); 4. Principalmente a atuação da LÔRA que, além de carismática, mostrou o que já fez, o que pretende fazer e se propôs a discutir os problemas da cidade, tanto através do seu programa de TV, como nas oportunidades oferecidas pelos debates, não apelando em nenhum momento para a ofensa e o descontrole. O resto é choro de perdedor. Aliás, quem é mesmo André Figueiredo?

José Sales disse...

Em outras palavras, sou obrigado a concordar como meu cordial "inimigo deste blog" Ferreira. Faltou proposta e roteiro. O Leonel Brizola e o Darcy Ribeiro devem estar reclamando lá de cima.

Célia Romeiro disse...

Onde vive o Ferreira? Luizianne carismática? quando? onde? e se assim fosse, carisma não tira as crianças das ruas, não melhora a qualidade de ensino em nossas escolas, não oferece um serviço de saúde de qualidade ao nosso povo. Precisamos de pessoas competentes e que tenham atitudes para reverter a desastrosa situação de nossa Fortaleza. Salve Duda Mendonça, transformou a gata borralheira em cinderela. E eu que pensava que isso só acontecia no mundo de fantasias....

Anônimo disse...

Que na próxima eleição, por outro partido, a Patrícia se candidate à Assembléia Legislativa e leve com ela o Sr. André Figueiredo. Ele afundou o Ceará e o PDT. Não vai deixar saudades!!!

ericodias disse...

eu lhes digo, o marketing, a estratégia de campanha em tudo se assemelhou à campanha do atual governador Cid Gomes.

O que deu errado agora, Cid não é patricia e Lúcio não é Luizianne.

A "base" de luizianne não rompeu, como a de lúcio.

ela tem os maiores puxadores de voto da cidade que se candidataram a vereador.

carreou muito mais recursos sem qualquer requalque ideológico.

tinha milhares de cabos eleitorais contratados pela prefeitura, de DAS com nível superior a "posso-ajudar" só com o ensino médio;

como dito pelo Ferreira não transformou a campanha em briga de rua, como patricia ainda que luizianne tenha durante toda a campanha se mostrado arrogante e desrespeitosa.

A gestão Fortaleza BEla foi muito ruim em amplos setores, passou quase quatro anos comos seus atores principais se escondendo das críticas, mas quando veio a campanha pôs se a máquina pra trabalhar.

Há e eu ia me esquecendo, teve o JR Duran....

Anônimo disse...

Citicar depois é fácil. Na hora topou abraçar-se com os tucanos, prostrar o PDT no conservadorismo mais chulo, abri mão dos restinho de princípios que diziam ter. Aceitaram, inclusive o jogo sujo, a baixaria, a subpolítica,a justificação de Tasso, Ciro e de sua turma formada da mistura entre neoliberalismo, coronelismo e fascismo. O Sr. André Figueiredo é um sufista político, só pensa em se dar bem ( e parece que está conseguindo), por isos não fica bem deitar falação ou análises.É uma pena que pessoas coerentes, íntegras, admiravéis como Pedro Albuquerque tenham que sair do PDT, cedendo lugar para os andrés figueiredos da vida!Quanta diferença!

Anônimo disse...

(célia romeiro/09:22) Não vou entrar em debate nesse nível, apenas dizer que seu comentário é o cópia (piorada) de tudo que a Patrícia nutria pela Luizianne: inveja, raiva, ressentimento, mágoa. E aí, minha amiga, não sei e nem quero saber as razões que lhe levaram a isso.

Anônimo disse...

É impressionante como se cria flasas autoridades! Imagine um rapaz como esse que nunca conseguiu se eleger para nada, que só conseguiu virar deputado porque era suplente de outro que assumiu cargo no ministério, se postar como autoridade em relação a eleição.
Essa ala do PDT que buscou a vida fácil alinado-se com os tucanos renegou de forma vergonhosa sua história e os compromisos honrados de Leonel Brizola. Por isso, concordo com o leitor que mencionou a tristeza dos que coerentes consigo mesmos- como é o caso de Pedro Albuquerque - saíram do PDT para não negar o PDT.
Não posso aceitar que quem carregou o PDT para o pântano dos pequenos interesses, das facilidades politiqueiras, ainda tenha o despudor de posar de ético, encarnado postura de analista e estrategista. Qual estratégia pode se deduzir de um vínculo com o PSDB - partido mais representativo no Brasil junto com o DEM - do ideário neoliberal?
Basta, chega de liliputianos morais, de anões políticos tomarem conta do PDT e de suas lutas em favor do trabalho e da cidadania!

Anônimo disse...

Pobre Ferreira......