quarta-feira, 8 de outubro de 2008

MICHEL TEMER É CANDIDATO A PRESIDENTE DA CÂMARA DOS DEPUTADOS

"A bancada de deputados do PMDB reúne-se nesta quarta (8), em Brasília. Na pauta, o lançamento da candidatura de Michel Temer (SP) à presidência da Câmara. Era algo que o partido pretendia fazer só em dezembro. Decidiu apertar o passo, porém, para conter o avanço de um adversário que cresceu além do desejado. Chama-se Ciro Nogueira (PP-PI). Entrou na disputa com cara de azarão. Em silêncio, foi beliscando votos em proporção ameaçadora.
Um deputado e uma deputada do PMDB cruzaram o mês de outubro conspirando contra a pretendida unanimidade da bancada em torno de Temer.
Osmar Serraglio (PMDB-PR) e Rita Camata (PMDB-ES) ameaçaram lançar seus nomes como alternativas à sucessão de Arlindo Chinaglia (PT-SP). Contudo, ainda que levem a ameaça adiante, falta-lhes votos para fazer sombra Temer numa disputa interna. Sobretudo depois do resultado das urnas de domingo. Sob a presidência de Michel Temer, o PMDB emergiu do primeiro turno municipal como o partido que mais elegeu prefeitos: 1.194 –140 além do que elegera em 2004. Temer entra na disputa pelo comando da Câmara com um trunfo e um problema. A vantagem é o acordo que firmara, em 2006, com o petismo.

A primeira parte trato já foi honrada: com seus votos, o PMDB ajudou a eleger o petista Arlindo Chinaglia. Agora, cobra a reciprocidade prometida pelo PT. O embaraço a ser administrado é a desavença subterrânea que azeda as relações do PMDB e do PT no Senado. Ali, o PT quer acomodar na presidência Tião Viana (AC). Mas o PMDB, dono da maior bancada, reivindica para si a prerrogativa de indicar o sucessor de Garibaldi Alves (PMDB-RN). A tendência é a de que se produza um acordo também no Senado. PMDB e PT têm, a essa alturaq, muitos interesses em comum. O principal deles é a perspectiva de aliança para 2010. Lula já disse a Temer que deseja um peemedebista no papel de vice da chapa de Dilma Rousseff. Por ora, Temer faz doce. Provocado, diz que o PMDB trabalha com pelo menos um par de alternativas. A composição com Lula é uma delas."

(Blog do Josias de Souza)

Um comentário:

ericodias disse...

PMDB e PT, essa é a próxima grande aliança politica brasileira, facinho pode fazer o próximo presidente da república.

Só lembrando, Michel Temer já foi pres. da câmara e Ciro Nogueira foi corregedor da Câmara.