quinta-feira, 9 de outubro de 2008

IBGE- PRODUÇÃO INDUSTRIAL DO CEARÁ REGISTRA CRESCIMENTO

"Dos 14 locais investigados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), seis registram recuo na produção industrial entre julho e agosto enquanto oito áreas verificaram crescimento. "Entre as áreas com queda na produção, as pressões mais relevantes vieram de São Paulo e Minas Gerais (ambos com -1,8%), Rio de Janeiro (-2,7%) e Paraná (-4,8%), que respondem por cerca de 65% do total da indústria", destacou o organismo.
Nas localidades com expansão na atividade fabril, figuraram Pernambuco, com 5,3%, Bahia, que apresentou alta de 4,4%, região Nordeste, com ampliação de 3,1%, e Ceará, que teve aumento de 2,4%. Também registraram taxas positivas Pará (1,6%), Espírito Santo (1,4%), Santa Catarina e Rio Grande do Sul (os dois com 0,7%).
Na passagem de julho para agosto, a produção industrial brasileira caiu 1,3%, mas teve acréscimo de 2% perante o oitavo mês de 2007. Do início do ano até agosto, o crescimento foi de 6%. Em 12 meses, houve expansão de 6,5%.
O IBGE mostrou que, no confronto com agosto do ano passado, a maioria das áreas pesquisadas teve resultados positivos, como Pará, Espírito Santo e Bahia, com altas de 10,3%, 7,1% e 7%, na ordem. Goiás anotou crescimento de 6,7% na produção industrial, acima da média nacional (2%). O instituto atribuiu esse desempenho à influência das indústrias extrativas, celulose e papel e produtos químicos."

(Valor Online)

Nenhum comentário: