terça-feira, 23 de dezembro de 2008

CIRO GOMES ENTRE OS MAIS FALTOSOS DO ANO NO CONGRESSO NACIONAL



"Os nordestinos lideram, com quatro representantes, a lista dos 10 deputados federais mais faltosos deste ano, na Câmara Federal, junto com a Região Sudeste. Através de dados oficiais da Secretaria Geral da Mesa Diretora da Câmara, a reportagem do site Congresso em Foco revela os dez parlamentares mais ausentes deste ano: Alberto Silva (PMDB-PI), Carlos Wilson (PT-PE), Custódio Mattos (PSDB-MG), Nice Lobão (DEM-MA), Ciro Gomes (PSB-CE), Sandro Mattos (PR-RJ), Enio Bacci (PDT-RS), Dr. Pinotti (DEM-SP), Abelardo Camarinha (PSB-SP) e Silas Câmara (PSC-AM). Os parlamentares concluíram o ano legislativo com uma média de 16% de ausências no plenário, mais de dois pontos percentuais acima da marca registrada em 2007, que foi de 13,88%. Isso se deve em parte à realização das eleições municipais deste ano. Mesmo aqueles que não estavam na condição de deputados candidatos tiveram que se deslocar de Brasília durante a semana para consolidar o apoio político aos seus "apadrinhados".

Campeão em faltas, Alberto Silva, 90 anos, é o decano não só da Câmara dos Deputados, mas também de todo o Congresso. O peemedebista não participou de 83 das 96 sessões deliberativas realizadas no período pesquisado, ou seja, faltou a 86,5% das reuniões realizadas no plenário. É importante registrar que 75% das ausências foram justificadas. Desde 1948 - quando foi eleito prefeito de Parnaíba (localizado no Norte piauiense) - que ele ocupa cargos públicos. Chegou a ser governador do seu Estado entre os anos de 1987 e 1991. Antes de integrar os quadros do PMDB, militou pela Arena (hoje, DEM) e pelo PP.

DETALHE - Em 2008, 16 deputados federais integraram o grupo dos mais assíduos na Casa Baixa, mantendo presença em todas as 96 sessões plenárias deste ano. Apenas Flávio Bezerra (PMDB-CE) e Pedro Fernandes (PTB-MA) representam o Nordeste na lista."

(Congresso em Foco)

9 comentários:

Anônimo disse...

E o Ciro recebe sem trabalhar?

Anônimo disse...

Para quem apregoa ética, essa postura do deputado federal Ciro Gomes não é séria. Ele se diz o defensor do contribuinte, dos necessitados e de um Estado democrático e sério, daí apregoar que quer ser presidente da República, mas, nesses pequeninos gestos de cidadania, contradiz o seu discurso. Será que pagamos a um parlamentar que prioriza suas palestras pelo Brasil em busca de votos e de olho emn 2010? Isso é justo, caro deputado Ciro?

Anônimo disse...

Isso não é de se admirar!Essa postura de "político sério e honesto" do sr. ciro Gomes é só fachada,carreirismo e oportunismo.
Esse é o respeito e o compromisso que ele tem pelos seus milhares de eleitores.E ainda tem a cara de pau de querer ser presidente do Brasil...Nãn!

FRANCISCO disse...

É por essa e outras que jamais votei e nem voto nele.

Anônimo disse...

Que vergonha! Um homem que obteve para deputado federal a quantidade de votos que este senhor recebeu...e o que ele faz? Nos diz: "Vejam como vocês são otários: elegeram um preguiçoso".

Anônimo disse...

Quem manda não saberem votar. Depois não reclamem.

Anônimo disse...

Se Ciro Gomes recebeu salários integrais, mesmo com as ausências, deve ele devolver ao erário o valor equivalente às ausências. As palestras que o deputado professa em sua pré-campanha pela Presidência (lugar que jamais ocupará por seus próprios defeitos, compreenda-se fanfarrão, jactancioso, bazofiador) se pagas, deve ele devolver o que acumulou, às fontes pagadoras. É isso o que recomenda o código de ética velado por este COMISSÁRIO DO SANTO OFÍCIO.

Anônimo disse...

é o segundo ano consecutivo que ele está entre os faltosos. estar deputado é um trabalho remunerado como outro qualquer, entao, deveria receber advertência e algo mais, assim como qualquer trabalhador.

Anônimo disse...

É a nova elite política do Ceará, em tempos de reinado de Sobral. Esse pessoal só quer mesmo é se locuplitar. Trabalhar que é bom... NANANINANÃO!

Não vê o irmão? Passa o tempo batizando o trabalho que o ex-governador deixou, querendo ter um "projeto pra chamar de seu". Como não consegue trabalhar, dá um novo nome pro que já existe e carimba como produto seu. Enquanto isso, passeia por aí em jatinhos alugados às nossas custas.

Essa é a face do Ceará. Infelizmente, com o povo ignorante que temos, não sei se dá pra ter esperança de um dia ter um governo sério...