"A popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva é insuficiente, até aqui, para garantir a eleição, em 2010, de um sucessor que seja de seu partido. Pesquisa fechada nesta semana pelo Ibope, a que o Estado teve acesso exclusivo, revela que o governador José Serra (PSDB), de São Paulo, lidera em todos os cenários. O grande enigma de agora até 2010 é saber se Lula conseguirá transferir o apoio que hoje tem para seu candidato", afirma Márcia Cavallari, diretora do Ibope. Dilma Roussef (PT), a preferida do presidente, não chega a alcançar 10% do eleitorado nos diferentes cenários da pesquisa. Numa simulação contra Dilma, Ciro Gomes (PSB), Heloísa Helena (PSOL) e Cristovam Buarque (PDT), Serra teve 42%, mais do que a soma dos adversários.
Num cenário hipotético com enfrentamento entre Serra e o governador de Minas Gerais, Aécio Neves, o paulista ficou com 37%, seguido por Ciro, com 13%, em empate técnico com o mineiro (11%) e com Heloísa (10%). Aécio, como Serra, é do PSDB, mas há especulações sobre a possibilidade de ele disputar a Presidência pelo PMDB. No cenário em que enfrentou todos os atuais presidenciáveis, inclusive Aécio, Serra teve larga vantagem na Região Sul, com 46%, e desempenho equilibrado nas outras regiões - 37% no Norte/Centro-Oeste, 35% no Sudeste e 34% em no Nordeste.No cenário sem o governador mineiro, Serra alcançou 50% no Sul, 43% no Norte/Centro-Oeste, 42% no Sudeste e 37% no Nordeste."
(O Estado de S. Paulo)
10 comentários:
Serra, Cruz, Credo!
Ciro Gomes? Nem pensar !!!
Faltou comentar que na última pesquisa Ciro tinha 15%.
Ou seja, caiu 2 pontos.
PESQUISAS DE TENDÊNCIA,PUBLICADAS PELO "ESTADÃO","FOLHA DE SÃO PAULO" OU "VEJA",CLARO,QUE JAMAIS DARIAM RESULTADOS DIFERENTES.AINDA MAIS,REALIZADAS PELO IBOPE.QUEM TERÁ CORAGEM,NA IMPRENSA PAULISTANA,DE PUBLICAR ALGO CONTRA SERRA.TODOS SABEM QUE A SUA TESOURA É BASTANTE AMOLADA.MAS,POR OUTRO LADO,MOSTRA QUE,EMBORA DISTANTE,CIRO GOMES CONTINUA SENDO A PEDRA PREFERIDA NO SAPATO DO FRANKESTEIN PAULISTA.
Ás pesquisas estão aí para comprovar, em eleição presidencial, nem sempre quem larga na frente ganha. Não acredito que o povo brasileiro vai deixar vende a Petrobras e o Banco do Brasil.
Ao Paulo, que comentou acima:
Então o seu critério vale tambem para a popularidade do Lulla, né? Aliás, todos sabem que Ibope de quase 80% deve ser também culpa da "tesoura amolada" do PT...Imagina se o metalúrgico burguês tem isso tudo!
O mais interessante é que pro Ciro a pesquisa vale, fazendo-o se transformar em pedra no sapato de Serra. Ih! coitado, vai ter que costurar a boca ou cortar a língua, pra chegar na altura do joelho do Serra. Vai ralar muito pra chegar lá.
Serra, não vejo a hora de colocar na urna eletrônica, pela segunda vez, meu voto neste grande brasileiro. E aí, mundiça petista, vai encarar
Lá vem o lero-lero petista de venda da Petrobrás e do BB. Será que vocês acham que ainda conseguem enganar? Essa mentira já foi usada pelo PT na reeleição, invente outra.
Na verdade, quem já privatizou o país foi o PT, enchendo as estatais de petistas analfabetos (só o BB tem 13 vice-presidentes, é mole?), afundando a Petrobrás, que pediu dinheiro emprestado até à Caixa Econômica por enfrentar dificuldades, e beneficiando os amigos ditadores latinos e africanos com empréstimos do BNDES, dinheiro nosso que não está sendo utilizado para ajudar o povo brasileiro, mas ditadores vagabundos. Que ainda por cima dão calote e são recebidos aqui de braços abertos pelo governo petista.
Por isso, tô com o anônimo das 16:29 - NÃO VEJO A HORA DE VOTAR EM SERRA. Ele é um político sério, que trabalha pelo povo e não gosta de bater perna por aí falando besteira aos quatro ventos.
Bruno
Anônimo (16:29),
Gostaria de lembrá-lo que FHC liderava as pesquisas nos anos anteriores à eleição de 1998 e venceu com uma vantagem muita expressiva. Lula, por sua vez, liderava as pesquisas em 2000 e 2004 e, nos dois casos, ganhou a presidencial dois anos depois.
Concordo em parte com você que há algo estranho quando a preferência popular está com Serra, quando o país tem um presidente com um nível de aprovação tão alto como Lula. Mas talvez, veja você, os brasileiros estejam aprendendo a fazer distinções e escolher o melhor para si mesmos, não necessariamente para os partidos políticos. Ou alguém acha que, na questão do Bolsa Família, por exemplo, Serra seria diferente de Lula? Haveria uma clara continuidade, até porque, é fato, o governador nunca atacou o Bolsa Família e concorda com boa parte do pensamento econômico do atual governo.
Algumas conquistas do governo Lula seriam, provavelmente, mantidas sob Serra, da mesma forma que o primeiro mantém, um tanto a contragosto, as de FHC até hoje (programas de assistência social, Lei de Responsabilidade Fiscal etc).
E la nave va...
Simbora Brasil! Eu quero SERRA PRESIDENTE! MEU PRESIDENTE PRO MEU BRASILLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLL!!!!!!!!!
Postar um comentário