"O Grupo realizará no dia 10 de dezembro, às 19h, no Auditório Castelo Branco – UFC, um debate com o tema “O legado de Dom Aloísio em debate: desafios sociais, ação transformadora e (in)sensibilidade cristã”. O principal objetivo do debate é levar em consideração o que diz Dom Aloísio na terceira parte do livro “Mantenham as Lâmpadas Acessas”. Para compor a mesa de debate estarão presentes a desembargadora Maria Celeste Thomaz de Aragão e o Coordenador Geral da Pastoral Carcerária do Ceará, padre Marcos Passerini. Em junho passado “O Grupo”, uma espécie de associação de admiradores de Doim Aloísio, lançou o livro “Mantenham as Lâmpadas Acesas! - Revisitando o Caminho, Recriando a Caminhada”. O livro é um diálogo que “O Grupo” realizou com Dom Aloísio durante o ano de 2005 e que foi gravado e transcrito pelos participantes de “O Grupo”. Consta de três partes: a pessoa (1); os últimos 40 anos de história da Igreja na América Latina, no Brasil e no Ceará (2); as perspectivas e os desafios do futuro (3). No livro também são abordados temas relevantes como formação de leigos e clérigos, ordenação de mulheres, perfil do sacerdote para a realidade brasileira, valores objetivos e valores subjetivos, lei canônica e liberdade de consciência, teologia da libertação, relacionamento entre CELAM e CAL, entre CNBB e Santa Sé.
O livro foi editado pela Editora UFC. "O Grupo" existe desde 2002 e se reúne mensalmente para refletir sobre a realidade sócio-política e eclesial e fortalecer o compromisso cristão libertador de seus membros através da oração e de intervenções no espaço público. Considera-se co-responsável para não deixar extinguir-se a chama do Evangelho Social, do Cristianismo Libertador, da Igreja - companheira dos esquecidos, marginalizados, excluídos do banquete da vida. "O Grupo" tem uma composição bastante eclética do ponto de vista profissional, mas tem em comum o compromisso com o referido projeto.
DOM ALOÍSIO
Dom Aloísio Lorscheider foi bispo de Santo Ângelo, no Rio Grande do Sul e arcebispo de Fortaleza, no Ceará e de Aparecida, em São Paulo. Além disso, ocupou cargos importantes da Igreja Católica no Brasil: Secretário-Geral e Presidente da CNBB, Presidente do Celam (Conselho Episcopal Latino-Amercano) e da Cáritas Internacional.
CONTATO
* Geraldo Frencken (85) 9984.7854 ou Carlo Tursi (85)3263.2730.
(Site Agência Anote)
Nenhum comentário:
Postar um comentário