"O consumo de óleo pela indústria brasileira deverá continuar em queda “pelo menos” nos próximos três meses, em conseqüência da crise financeira internacional. Ela seguirá o mesmo ritmo do último trimestre do ano passado e deve reduzir o lucro da Petrobras Distribuidora em 2009. A avaliação foi feita hoje (16) pelo presidente da empresa, José Eduardo Dutra, ao divulgar o lucro líquido da companhia , em 2008, que foi de R$ 1,289 bilhão, o maior já registrado pela companhia. “Os indicativos são de que o consumo tanto do óleo diesel quanto do óleo combustível voltado para o setor industrial – principalmente de grandes consumidores como a Vale e o setor de papel e celulose – continuarão retraídos pelo menos nos próximos três meses e isto trará, sim, redução no faturamento da BR para este ano”, informou.
Dutra esclareceu, porém, que dificilmente o resultado consolidado da companhia ficará menor este ano, em relação a 2008, porque a empresa está incorporando os ativos da Alvo no Norte, Nordeste e Centro-Oeste, adquiridos da Ipiranga e que passarão a compor a carteira da BR após a autorização de incorporação dada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).
“O que vai acontecer é que o lucro da BR provavelmente será influenciado pela retração das vendas para alguns setores da industria, mas como serão incorporados novos ativos a tendência é de que este lucro se mantenha pelo menos no mesmo patamar deste ano”, disse.
A Alvo foi criada pela Petrobras para abrigar os ativos da Ipiranga, que ficaram com a estatal, até que o Cade desse aval positivo para o negócio (aprovasse), o que já aconteceu. Pelo acordo de venda dos ativos da Ipiranga - onde uma parte ficou com os grupos Ultra e Brasken - a BR terá até 2012 para substituir a bandeira Ipiranga pela bandeira BR."
* Da Agência Brasil, leia mais aqui.
segunda-feira, 16 de março de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário