terça-feira, 4 de dezembro de 2007

SIDERÚRGICA A CARVÃO - DISCUSSÃO SOBRE O TEMA É "PAPO FURADO", DIZ BEZERRA


Foto - Jornal da Fiec

"O presidente do Conselho Estadual do Desenvolvimento Econômico, Ivan Bezerra, classifica de "papo furado" a informação de que o carvão mineral, a matéria-prima escolhida pelo consórcio Dong Kuk-Vale, para a futura siderúrgica do Ceará, vai provocar grande poluição. Ele explica que isso não vai ocorrer, porque o empreendimento adotará cuidados devidos. Ele lembra também que em vários pontos do mundo há siderúrgicas que utilizam esse tipo de "combustível", considerando sem fundamentação as queixas que já estão sendo levantadas a respeito do tema. O antigo projeto seria movido a gás natural, mas não houve acordo de preço com a Petrobras. Ivan adiantou que a siderúrgica terá obras iniciadas em julho de 2008 e inauguração em 2010. "

Da Coluna Vertical do O POVO, leia aqui

3 comentários:

José Sales disse...

Acho que estes prazos dados pelo Sr. Ivan Bezerra estão "meio fora do ar". Segundo consta iniciaram-se as tratativas entre as empresas Vale do Rio Doce e Dong para firmar um protocolo de intenções e depois submeter o mesmo ao Estado do Ceará para outro protocolo de intenções entre os investidores e o Estado. Após esta primeira parte, caso tudo corra bem, daqui uns 6 meses(Junho/2008) as empresas firmarão um contrato e inciarão os estudos preliminares da planta industrial, que serão submetidos aos órgãos de licenciamento ambiental. Em bom prazo, estes estudos preliminares da planta industrial serão feitos em 1 ano(Junho/ 2009) e submetidos aos órgãos de licenciamento ambiental, que mesmo com um corre corre aprovatório, liberarão o licenciamento prévio(LP) em 6 meses(Novembro/ 2009).Enquanto isto correm céleres as montagens da engenharia financeira em rai própria. Corrigidos os projetos e complementos e feitas as perícias técnicas e EIA/ RIMAS pode ser qque o licenciamento de instalação saia em Junho/ 2010. Mais dois anos de obras e estamos em Junho: 2012. Mais uma etapa de licenciamento e estaremos em Novembro/2012. E Finalmente a tão sonhada siderúrgica poderá funcionar. Isto se não houver embargos no caminho.

José Sales disse...

E outra, quem é que vai convencer os investidores em empreendimentos de lazer e turismo, do Litoral Oeste, que realmente se consegue uma filtragem eficiente das partículas de carvão mineral que estariam ou estarão em suspensão no ar? Existem programados uns 700 milhões de dólares pelo Grupo Vilá Galé, no Cumbuco, com 4 hotéis. Outros grupos estão(No presente) investindo no próprio Cumbuco e Taiba(7 km depois do Pecém) outros 100 milhões de dólares, mais ou menos. Mais adiante, os espanhóis tem outros investimentos além do Paracuru em uma orla de 5/ 6 quilometros e por aí segue. Alguém já avisou ao vento que ele tem de deixar de ser alísio e soprar em outra direção, diferente de sudeste para norte e oeste?

Eliomar de Lima disse...

também acho que o papo furado aí é quanto aos prazos para inicio da obra. Isso é um investimento alto, demana logística pesada e não é coisa simples como nos parece transmitir o senhor Ivan Bezerra que, como empresário, só tem experiência em algodão e textil. Mas, quem sabe, ele esteja tecendo esperanças para nós cearenses, não é mesmo?