segunda-feira, 5 de maio de 2008

TASSO JEREISSATI PROPÕE MUDANÇAS NO ENSINO DE HISTÓRIA NAS ESCOLAS


"Tramita no Senado o Projeto de Lei 155/08, de autoria do senador tucano Tasso Jereissati, que obriga a inclusão de conteúdos relativos aos aspectos históricos regionais e locais no ensino da História do Brasil. Pelo projeto, as escolas de ensino médio deverão abordar os diferentes costumes e etnias existentes no país. O projeto, que tramita em decisão terminativa na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), atualmente aguarda recebimento de emendas.
Na justificação da matéria, Tasso Jereissati cita a Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional (LDB), que trata da composição de currículos do ensino fundamental e médio. A lei determina que os currículos escolares devem ter "uma base nacional comum que deve ser complementada por outra diversificada para atender características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e da clientela". De acordo com o projeto, a parte diversificada dos currículos poderá ser complementada justamente pelo ensino de conteúdos que levem em conta aspectos históricos de cada região. Jereissati argumenta, ainda, que "o conhecimento de aspectos culturais e históricos de uma comunidade contribui sobremaneira para um maior comprometimento de seus membros, ao mesmo tempo em que fortalece os laços culturais indispensáveis para a construção da identidade das populações envolvidas".

(Agência Senado)

3 comentários:

Anônimo disse...

Está certo o senador Tasso Jereissati. Nossas crianças precisam aprender História do Brasil de acordo com suas origens também. Esse tipo de aprendizado tem que ser complemento obrigatório. Ou não queremos formar cidadãos patriotas?

Anônimo disse...

Humberto, isso é história... Brincadeira, parabéns ao Senador. Tem que se preservar a cultura regional.

Anônimo disse...

Esse senador é sério, trabalha mesmo