terça-feira, 2 de dezembro de 2008

LEI SECA - CÂMARA MUNICIPAL FIXA HORÁRIO DE BARES E RESTAURANTES

"A Câmara Municipal acaba de aprovar o projeto que limita o horário de funcionamento de bares, restaurantes, casas de show e demais estabelecimentos que vendem bebida alcoólica em Fortaleza. A proposta foi aprovada por 18 votos a 11. Antes de entrar em vigor, porém, a proposta ainda precisa passar por mais duas votações, em segunda discussão e em redação final. A segunda discussão é a fase na qual os parlamentares podem apresentar emendas propondo alterações ao projeto original. O líder da prefeita Guilherme Sampaio (PT) ja antecipou que apresentará duas emendas, criando formas diferenciadas de aplicação da lei para cada região da cidade."

(Blog Política do O POVO)

DETALHE - O limite de funcionamento dos bares e restaurantes, casas de show e demais estabelecimentos vai até meia-noite. Na semana. Mas indo até 1 hora da madrugada nas sextas e sábados.

7 comentários:

Cláudia Monteiro disse...

A melhor notícia que tivemos hoje. Finalmente uma medida acertada, de grande interesse público, que vai salvar vidas, refletir na redução da violência, em melhorias no trânsito, reduzir os excessos de consumo de álcool. Com o tempo, as pessoas vão intensificar as reuniões privadas, em suas casas, condomínios, bufês. Todos os vereadores estão de parabéns!

Daniel Q.C. disse...

Uma vergonha a aprovação dessa lei. Além de arbitraria essa lei não levou em consideração os empregos que vão ser perdidos e o impacto no turismo de Fortaleza. Imaginem aí a nossa maior boate tendo que fechar suas portas à meia noite!! Vale lembrar que quem frenquenta boates em Fortaleza sabe que o pico de público se dá por volta de 2 horas da madrugada. Quem ganha são as cidades vizinhas que receberão as principais festas da cidade e a gente vai ter que ir cada vez mais longe para poder se divertir.

Anônimo disse...

É verdade que o turismo vai ser afetado a curto prazo, mas temos de ver pelo lado positivo: temos uma oportunidade única de incentivar o tipo de turismo construtivo e não aquele nocivo que hora está instalado em nossa Cidade. Turismo de famílias e não o de caráter sexual, que prostitui nossas crianças. Temos de pensar na Fortaleza que queremos para os nossos netos.

Anônimo disse...

Parabéns Fortaleza. Esse representa um grande passo para a redução da violência em Fortaleza. O turismo de família tende a aumentar, mais empresas chegarão atraídas por melhores condições de segurança.A produtividade dos Fortalezenses tenderá a aumentar em vários aspectos. Estabelecimentos de lazer e entretenimento poderão obter uma licença especial, para funcionar até mais tarde, desde que ofereçam uma série de condições para a segurança da cidade ( não apenas aquelas dentro de seus muros). A camara dos vereadores está de Parabéns.

Anônimo disse...

Ridícula, Eliomar, essa lei ainda em processo de aprovação. ~Se aprovada em última votação, será mais uma lei que terá vida curta. No começo, a repressão será manchete na mídia. Ela poderá ser até indistinta no início, mas no decorrer dos dias, ela será seletiva socialmente, pois tenderá a reprimir os bares e nrestaurantes da periferia. Depois ela vai se ajustando a uma realidade imposta pelo mercado: a corrupção graçará, beneficiando os que pagarem propina. Depois, cairá em desuso. Se naõ for revogada, se prevalecer apenas na formalidade, ela servirá como instrumento de arbítrio policial. Num país que adota a lei seca parcial, como o Canadá, em sua parte anglofônica, os bares e restaurantes fechavam à meia-noite nos anos 70. Hoje, esses estabelecimentos servem bebida alcoólica até às duas horas da manhã, mas podem ficar abertos até 3 ou 4 horas sem venda de bebidas alcoólicas. No Québec esse tipo de bebida é servido até às 3hs da manhã. Por que aqui tem de ser à meia-noite? PEDRO ALBUQUERQUE.

Anônimo disse...

Deve ser vingança do apagado e não reeleito José Maria Pontes contra o povo de Fortaleza.

Daniel Q.C. disse...

Fortaleza é um dos pricipais destinos turísticos do Brasil e de turismo que deixa renda, de uma receptividade tão boa que o turista já sai da cidade programando sua volta. O turismo sexual infelizmente também tem mas não é significativo em termos proporcionais é a mídia que ressalta demais e faz parecer que só temos esse turismo que não se restringe a festa, anotece q qq hora do dia. Nós temos sim muito turismo de família e também muito turismo de jovens que já vem pra Fortaleza com ingressos no pacote da viagem por que sabem que aqui temos boas festas e excelente estrutura.
Que seja abrigado as casas de show e bares a reforçarem sua segurança, que seja cobrado uma taxa extra para aumentar o efetivo policial, mas obrigá-los a fechar o estabelecimento é um absurdo. E quanto ao turismo sexual é combater duramente, investigar e prender os envolvidos e não taxar nossa cidade como se o sexo fosse única coisa que tivéssemos pra oferecer para os turistas.
Isso é Lei de quem não tem o que fazer e fica criando mais problemas pra cidade!