segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

REFERENDO - REFORMA DE CHÁVEZ É REJEITADA

"Mais de 50% dos venezuelanos rejeitaram a reforma constitucional proposta pelo presidente Hugo Chávez, segundo o primeiro boletim oficial divulgado pelo CNE (Conselho Nacional Eleitoral) nesta segunda-feira (3).
O CNE assinalou que 50,7% dos venezuelanos votaram contra o primeiro bloco de artigos submetidos à consulta, enquanto 49,29% optaram pelo "sim" no referendo realizado neste domingo (2).
Além disso, 51,05% rejeitaram o segundo bloco de artigos, enquanto 48,94% o aprovaram. A abstenção no referendo foi de 44,9%.
Cerca de 16 milhões de venezuelanos tiveram a oportunidade de aprovar ou rejeitar com seu voto a reforma constitucional promovida pelo presidente Hugo Chávez, que entre outras coisas possibilita aos presidentes a opção pela reeleição sem limite de mandatos consecutivos e reconhece a propriedade comunal, além da privada.
Os bispos católicos, a oposição política, além de grupos dissidentes do Governo como o Podemos, os estudantes e os empresários pediram o voto no "não".

(POrtal Uol, com EFE e Francepress)

2 comentários:

José Sales disse...

Parabéns Jornalista Eliomar de Lima, por mais esta furada nos grandes jornais locais. Vc tem meu voto para Editor Chefe.

Eliomar de Lima disse...

Gostei de ver que Chávez perdeu uma. Isso é bom para quem defende e luta pro democracia. Arrogância é a prima pobre da ditadura.