quarta-feira, 23 de abril de 2008

ARQUITETO RESPONSÁVEL PELO NOVO IJF ALERTA SOBRE SUCATEAMENTO DO HOSPITAL

Do arquiteto José Sales, leitor deste Blog e responsável pelo projeto do Novo Instituto Doutor José Frota, recebemos o seguinte comentário acerca do problema registrado, nesta tarde de quarta-feira, com um dos elevadores do IJF, que despencou do quinto andar:

É lamentável a situação a que cheguamos em nossa unidade de referência no tratamento do trauma de urgência e emergência, não só da cidade de Fortaleza, mas de todo o Estado do Ceará. Desde o início da atual "gestão temerária" do IJF que todos os contratos de manutenção, inclusive dos elevadores, foram cancelados, assim como os contratos de supervisão da manutenção operacional. Consideremos que o IJF é uma máquina hospitalar que funciona 24 horas por dia, 365 dias por ano, sem intervalos.
Por outro lado, a própria concepção operacional e arquitetônica do conjunto está sendo modificada, tendo por base o "achismo" administrativo, na medida em que os autores e responsáveis técnicos pelo próprio projeto do IJF, foram totalmente alijados do processo de revisão necessário ao mesmo, na medida em que sua concepção se deu em 1991 e se faz necssária.
São quase 16 anos de operações contínuas. Tem-se a impressão de que o desejo administrativo "não revelado" pretende sucatear de vez com o equipamento. E coloco isto com a maior tranquilidade, mas de forma categórica, como autor do projeto e responsável técnico registrado no CREA, pelo mesmo, e, também pela equipe da qual fui o coordenador-geral.
Espero que um pouco de bom senso se afirme a partir deste "acidente".

José Sales
Arquiteto

4 comentários:

Anônimo disse...

foi ele que projetou o heliporto?

Anônimo disse...

ele vai fazer um novo ijf com verba própria? ou tá com tempo livre pra fazer projetos pro bono?

José Sales disse...

Para informação geral, o projeto geral é muito maior do que lá está consolidado e é da ordem de 31.000 m². Nesta concepção do projeto original do IJF, consta o heliponto de apoio operacional ao complexo hospitalar, que nunca foi realizado. O que lá está é sub base do heliponto. Entretanto no decorrer das obras foram priorizadas outras demandas como o Anexo da Nova Internação e o Centro de Nutrição, com Cozinha, que fornece mais de 5.000 refeições dia e os restaurantes. Há também um projeto da ampliação que seria na quadra em frente com o Instituto dos Ambulatórios. Na atual reforma não houve nenhuma consulta sobre esta concepção. Se voltou ao tempo das reforminhas aqui e outra ali, o que é lamentável.

José Sales disse...

Uma característica da atual administração é a improvisação completa. Não existe conteúdo, concepção ou tecnologia. Tanto faz se projetar um equipamento de alta tecnologia que funciona, apesar da falta de manutenção até hoje, durante 16 anos, ininterruptamente(24 horas por dia, todos os dias do ano, sem exceção)como projetar e implantar uma habitação popular de 31,97m². E ilário são os comentários dos "cumpanheros" que acham que o mundo inteiro se submete a falsa midia de falsas realizações. Uma pobreza de espírito que impressiona. A correção do sucateamento do IJF, provavelmente vai custar bem mais caro aos cofres públicos.