quinta-feira, 24 de abril de 2008

PARABÉNS - EM NOME DA ROSA


O Movimento Crítica Radical vai comemorar com feijoada, a partir do meio-dia do próximo sábado, em sua sede (Rua PadreMortoró, 952), o aniversário de uma das suas mais importantes militantes: a ex-vereadora Rosa da Fonseca. Na ocasião, haverá também o "bota fora" de uma caravana de cearenses que participará, a partir de 1º de maio, em Paris, dos festejos alusivos ao Movimento de 1968.
Segundo a ex-deputada federal Maria Luiza Fontenele, viajarão 13 militantes que conseguiram bancar despesas após maratona de venda de cautelas de um Fiat já sorteado.
Rosa da Fonseca, no entanto, não seguirá para a Capital francesa. Segundo Maria Luiza, ficará para "tomar de conta das dívidas do Instituto de Filosofia da Praxis.

* No O POVO desta quinta-feira, eis carta homenageando Rosa aqui.
VAMOS NÓS - Por três meses, fui aluno da professora Rosa da Fonseca no extinto Centro Educacional Júlia Jorge (Bairro São Gerardo). Ela respondia pela disciplina de Geografia e a primeira medida que adotava era transformar a sala numa arena de debates envovlendo o tema da aula com fatos da realidade. Pena que durou só esse tempo, pois eram momentos de vibração, empolgação e amor ao próximo acima de tudo. Rosa era uma espécie de mãe para todos e adorava o diálogo que, no entanto, faltou da parte da direção da escola para com seu método de ensinar. Isso em 1980.

2 comentários:

José Sales disse...

O Ceará moderno deve muito à Professora Rosa da Fonseca, esta batalhadora incansável de nossas melhores causas sociais. Parabéns Profª Rosa.

Anônimo disse...

A Rosa da Fonseca é uma das pessoas mais dignas e magistrais que eu conheço.Rosa,os professores gostam muito de você !!