segunda-feira, 7 de abril de 2008

EFEITO CHUVAS - GOVERNADORES DO NE PEDEM AJUDA A LULA.. CID GOMES NO BLOCO


O governador, que já está em Brasília, ainda confere posse no STJ.

"Passa de 110 mil o número de pessoas desabrigadas ou desalojadas em pelo menos seis Estados do Nordeste em razão das chuvas que atingem a região. Na Paraíba, as tempestades provocaram ao menos 17 mortes em menos de 15 dias. Maranhão, Piauí e Rio Grande do Norte tiveram, juntos, pelo menos oito vítimas fatais. Agentes da Defesa Civil do Estado e homens do Exército ajudam a socorrer moradores. O acesso a algumas cidades também ficou interrompido.
O Piauí é o Estado onde há mais desabrigados: 57 mil. A região metropolitana de Teresina é uma das mais afetadas, por causa das cheias dos rios Poti e Parnaíba, que cortam a capital.
Em 32 municípios do Piauí já foi decretada situação de emergência ou de calamidade.
Sem ter para onde levar os desabrigados, o prefeito de Teresina, Silvio Mendes (PSDB), cogita alugar casas para servir de abrigo. O município possui 115 abrigos próprios, já ocupados por 659 famílias. No Maranhão, estão desabrigadas ou desalojadas 26 mil pessoas em 26 municípios. Em Arame (350 km de São Luís), onde há terras de índios da etnia guajajara, 80% do município está debaixo d'água.
As chuvas dos últimos dias também deixaram desabrigados no Ceará e Pernambuco. Segundo a Defesa Civil do Ceará, há 4.600 pessoas nessa situação em 22 municípios, enquanto 17 cidades pernambucanas estão em emergência. Há no Estado 389 pessoas desabrigadas e 396 desalojadas."

(Este Blog com Folha Online)

CID GOMES - Para pedir ajuda federal, governadores do Nordeste, entre eles Cid Gomes, vão se reunir nesta segunda-feira, em Brasília, com o presidente Lula. Hora de pedir mais recursos federais para o enfrentamento dos problemas provocados pelas chuvas. Cid, que já se encontra na Capital Federal, ainda participará, na parte da tarde, do ato de posse do cearense César Asfor Rocha como vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça.

Nenhum comentário: