E o secretário estadual das Cidades, Joaquim Cartaxo, se reúne nesta terça-feira com uma missão de técnicos do Banco Mundial (Bird). Aqui, o grupo avaliará o andamento dos trabalhos de preparação do projeto Cidades do Ceará. Esta é a última missão de avaliação antes da apreciação final por parte da direção do banco, o que ocorrerá no próximo dia 29. A missão do Banco Mundial permanecerá no Ceará até a quarta-feira. O projeto Cidades do Ceará é uma ação do Governo do Estado, que visa promover um pólo estratégico de desenvolvimento na Região do Cariri capaz de atrair população, equipamentos, serviços e promover o desenvolvimento econômico e social, com redução de desigualdades regionais. A expectativa do secretário Joaquim Cartaxo é que o contrato de financiamento com o Bird (US$ 60 milhões) seja assinado até agosto.
METAS DO PROJETO
* Ações de qualificação territorial;
* Iinovaçãotecnológica;
* Apoio aos Arranjos Produtivos Locais (APLs) e
* Fortalecimento institucional das gestões municipais e regional.
2 comentários:
Só que esqueceram de dizer que este projeto, quanto a sua concepção, foi entregue pronto e acabado ao Governador Lúcio Alcantara, em Fevereiro/ 2004, como seguimento do PROURB. O mesmo foi feito na própria SDLR/ Secretaria do Desenvolvimento Local e Regional, atual Secretaria das Cidades. Em fins do mesmo ano o mesmo foi aprovado preliminarmente pelo BIRD/ Banco Mundial. O que está sendo verificado é uam reformulação de diretrizes do mesmo, tendo com foco unicamente o Cariri. Antes estas alcançavam todas as regiões estratégicas do Estado e o valor do contrato, assinado e autorizado pela SEAIN e Senado Federal era da ordem de 120 milhões de dólares.
Quem deu aporte consultivo para o projeto foi a TC/BR,uma das maiores consultoras nesta área, sediada em Brasília. Inclusive quem acompanhou o projeto na SEAIN do Ministério da Fazenda e na aprovação no Senado Federal.A mesma foi contratada ainda nos idos de 2003. Um dos consultores locais, indicado pela própria SDLR, pelo Secretário Adjunto José Sales, era o Arquiteto Joaquim Cartaxo, que hoje está Secretário das Cidades. Quem levou o projeto a Washington foi o próprio Governador Lúcio Alcantara. Um pouco de História recente não faz mal a ninguém.
Postar um comentário