"A Comissão de Relações Internacionais do Conselho Federal da OAB vai realizar gestões para tentar anular o registro da receita da rapadura por uma empresa da Alemanha, a Rapunzel Naturkost AG. A pedido da Seccional da OAB do Ceará, o presidente da comissão e ex-presidente nacional da entidade, Roberto Busato, vai contatar os órgãos americano e alemão que representam os advogados naqueles países para solicitar ajuda aos colegas em processos que a OAB já está movendo contra o patenteamento da rapadura pela empresa alemã. O registro foi feito órgãos oficiais na Alemanha, desde 1989, e nos Estados Unidos, desde 1996. Por instantes, Última Instância chegou a informar, de acordo com a OAB, que seria a marca "rapadura" alvo do processo. O trecho já foi corrigido.
Roberto Busato se reuniu, nesta segunda-feira, com o presidente da OAB-CE, Hélio Leitão; com o conselheiro estadual e presidente da Comissão de Cultura daquela seccional, Ricardo Bacelar, e com a advogada Manoela Bacelar, que é membro da comissão cearense. Recebeu da comitiva um relato dos processos e pedidos de providências que a entidade deflagrou em 2006 —quando foi descoberto o registro da rapadura pelos alemães.
Pedidos e notificações para que intercedam pela anulação da patente foram endereçados ao Itamaraty, ao Ministério Público Federal e às embaixadas da Alemanha e dos Estados Unidos no Brasil. Mas todas as gestões foram infrutíferas até o momento.
Os cearenses se empenham pela revogação da patente registrada pelos alemães, lembrando que a rapadura “é doce tipicamente nordestino, subproduto da cana de açúcar, produzido no Brasil desde os tempos do Império; o doce foi e é item de subsistência de milhares de famílias pobres do nordeste que o produzem de forma artesanal".
(Site Última Instância)
5 comentários:
Realmente, um assunto de larga importância, que exige da OAB um trabalho sem limites. É melhor se rpeocupar com a rapadura ao descaso com a saúde de Fortaleza, ao escândalo da Finatec, à falta de transparência dos Governos do Estado e do Município quanto ao cartão corporativo e ao aluguel de jatos......Basta....Nossa consciência merece mais respeito...
Depois do caso dos dólares na cueca, realemente a OAB perdeu o norte....Lamentável..Esse tipo de notícia, não merece nem comentário...
Já não se faz OAB como antigamente....Se preocupar com a patente da rapadura...Santa paciência...Tem gente pensando que é a última rapadura do engenho, só pode.....
Esse caso da rapadura é muito mais importante que o escândalo dos dólares na cueca. A OAB do Ceará tratou o caso com muita sabedoria. Tentou a todo custo abafar o caso.
"Já não se faz OAB como antigamente....Se preocupar com a patente da rapadura(...)"em 07/04/2008.
Esse cara é um tremendo imbecil. só pode ser um "americanalha"* ou brasileiro muito frustrado.
*sem identidade própria, 'cópia' os americanos(EUA), nação que mais quer 'aparecer' no mundo.
Postar um comentário