domingo, 5 de outubro de 2008

NO BRASIL DAS ELEIÇÕES É ASSIM...POUCO CANDIDATO PRA MUITO MUNICÍPIO


Em Fortaleza (6h45min), eleitores já aguardando seção abrir.

"Dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) revelam que 41 municípios brasileiros têm unicamente mulheres concorrendo ao cargo de prefeito neste domingo (5). Em dez dessas cidades, há apenas uma candidata. O último levantamento divulgado pelo tribunal aponta a Paraíba como o estado com o maior número de cidades onde só existem candidatas na disputa à prefeitura: sete. Em seguida, aparecem São Paulo (cinco), Piauí, Bahia e Rio Grande do Norte (quatro cada), e Minas Gerais e Alagoas (três cada).
A lista é completada com Maranhão e Ceará (dois), e Pará, Paraná, Pernambuco, Espírito Santo, Goiás, Sergipe e Tocantins (um município cada). A situação chama a atenção pela diferença entre o número de registros entre mulheres e homens. O TSE recebeu apenas 1.580 pedidos de registro de mulheres contra 13.677 pedidos de candidaturas de homens.
O curioso é que, somando-se homens e mulheres, dá o total de 15.257, uma média de 2,7 candidatos por município. Mas o sistema do TSE revela que em pelo menos 145 cidades existe apenas um pedido de registro de candidatura para o cargo de prefeito. São localidades espalhadas por 19 estados brasileiros, nas cinco regiões. Nos municípios com menos de 200 mil eleitores, a legislação eleitoral prevê que "será considerado eleito prefeito o candidato que obtiver a maioria dos votos, não computados os em branco e os nulos".

(Congresso em Foco - Foto - Paulo Moska)

Nenhum comentário: