quinta-feira, 20 de novembro de 2008

JOGO ESTÁ EQUILIBRADO, AFIRMA MINISTRO DA FAZENDA

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse que a compra da Nossa Caixa, anunciada hoje pelo Banco do Brasil, ajuda a fortalecer os bancos públicos em um momento de crise e de grandes aquisições no setor privado."É bom porque equilibra o jogo entre os grandes bancos brasileiros, aumenta a competição. É importante que o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal sejam bancos fortes, que tenham um poder de competição com os grandes bancos brasileiros de modo a beneficiar os correntistas, os que tomam crédito no mercado", afirmou. Para o ministro, é importante fortalecer esses bancos em um momento de crise e falta de crédito no país. "Nós vimos que é importante, em um momento de crise financeira como essa, termos bancos públicos fortes, porque eles não sofrem nenhuma restrição de crédito. Pelo contrário, podem até acrescentar mais crédito e ajudam a manter o mercado mais sólido."
O ministro citou a fusão entre o Itaú e o Unibanco como um exemplo de que os bancos privados continuam crescendo no Brasil, e afirmou que o BB vai continuar trabalhando para se fortalecer. A fusão, anunciada no começo do mês, tirou o BB da posição de maior banco do país."Vamos continuar trabalhando com bancos públicos sólidos, aumentando o crédito e baixando a taxa de juros. O importante é que o Banco do Brasil seja forte, tenha um volume grande de crédito."
(Folha Online)
CÁ ENTRE NÓS
A crise financeira virou jogo de futebol.

Um comentário:

Célio Ferreira Facó disse...

Merece reparos a fala de Mantega. Fusões não fortalecem a concorrência. Pelo contrário, dão-se movidas por agentes econômicos que já chegaram ao estágio de ter de controlar, dominar o mercado, para crescer ainda mais e tratam de abater novos concorrentes ou dificultar-lhes a vida. Itaú e Unibanco não se fundiram: o primeiro incorporou o segundo.

O ministro sabe também que não baixaram os juros no país, ao contrário do resto do mundo onde há governos e equipes mais ligados à realidade.