sexta-feira, 21 de novembro de 2008

PETROBRAS ANUNCIA "EXPRESSIVA DESCOBERTA" DE PETRÓLEO NA CAMADA PRÉ-SAL

"A Petrobras anunciou nesta sexta-feira que a perfuração de dois novos poços na camada do pré-sal no litoral do Espírito Santo comprovou uma "expressiva descoberta" de petróleo do tipo leve (de melhor qualidade) na área chamada de Parque das Baleias, na parte norte da bacia de Campos. A petrolífera estima as reservas descobertas entre 1,5 e 2 bilhões de barris de óleo equivalente. Os poços foram perfurados a cerca de 80 km da costa e a cerca de 5 km do poço 1-ESS-103A, que já produz com alta vazão desde setembro. Ainda segundo a Petrobras, as reservas se encontram abaixo dos campos de óleo pesado de Baleia Franca, Baleia Azul e Jubarte, sob uma camada de sal de até 700 metros e em lâminas d' água de 1.348 e 1.426 metros.
As reservas da chamada área do Parque das Baleias já totalizam 3,5 bilhões de barris de óleo equivalente, incluindo as descobertas anunciadas hoje, segundo os cálculos da Petrobras.
No início de setembro, o gerente de Exploração e Produção da Petrobras no Espírito Santo, Márcio Felix Carvalho, havia avaliado as reservas potenciais do Parque das Baleias em 2 bilhões de barris de petróleo equivalente."

(Folha Online)

2 comentários:

Célio Ferreira Facó disse...

A RIQUEZA deste país nunca se acaba de contar e ainda renova-se. É preciso reconhecer também a imensa, desastrosa incompetência de governos e elites que não conseguem senão manter a nação à margem do desenvolvimento e progresso mesmo se há tantos recursos. A agir quase sempre movidos pelo ânimo de locupletar-se e deixar locupletar-se os que quiserem com eles dividir o butim – o vasto povo mantido ao largo, de noite ocupado com a novela e noticiários que mais enganam que informam; os filhos convenientemente mantidos em escolas públicas onde quase só há paredes.

Marcos_Ce disse...

Concordo com Célio. Outros governantes formariam impérios com tanta riqueza. Aqui no Brasil o povo quase não chega a sentir o gosto dessas riquezas.